quinta-feira, 18 de outubro de 2012

“Buscai a verdade e a verdade o libertará!”


+ Ao contrário do que acontece na Terra, onde a Lei muitas vezes favorece ao transgressor que dispõe de recursos para burlá-la, Deus, ao criar as Leis do Universo, as fez de forma tão precisa, tão justa, tão perfeita que não mereceu ou merece emendas. Isso quer dizer, que cada um recebe de acordo com o seu merecimento.
Cavaleiros e Damas Templários são sabedores de que a vida na matéria é apenas uma passagem do Espírito por mais um degrau na ascensão da escala evolutiva.
Um Cavaleiro Templário é um Soldado de Cristo, assim como o Cristo é Soldado de Seu Pai.
Ser um Soldado de Cristo consiste em “calçar Suas sandálias”, seguir Seus ensinamentos, praticar o Verbo, dedicar sua vida a Deus, cumprir com o seu dever como Filho de Deus.
         
É comum na Terra homens que vão à Igreja, rezam, dizem acreditar em Deus, mas que servem a outros senhores: senhor dinheiro, senhor poder, senhor conveniência, senhor ganância, senhor traição, senhor injustiça, senhor desonestidade, senhor avareza, senhor mentira, senhor crueldade etc. esquecendo-se de que nenhum desses “senhores” poderá pesar positivamente em sua defesa no Tribunal Divino.  E, como Deus deu a cada um o livre arbítrio, Ele não interfere em Sua Lei e respeita a decisão de cada um. É um Deus Justo!
         
Deus criou o homem para ser feliz, ter tudo o que lhe é necessário para a manutenção de sua vida. Portanto, tudo que é conseguido e/ou conquistado dentro dos critérios divinos é louvável para os homens e para Deus, isso quer dizer que não importa a posição que ele ocupe nesta vida, se age dignamente, pensa em seu próximo, pratica a honestidade e a justiça, sua vida, seus bens e conquistas, são abençoados.
Judas, o Iscariotes sentava-se à mesa com Jesus. O que ele fez por 30 moedas? E o que isso resultou? Sabemos a resposta: Vendeu a Cristo e sua morte se deu por suicídio, devido ao peso que lhe caiu sobre a mente. A mente do homem é seu juiz. É um juiz implacável, foi esse juiz que Deus colocou na vida de cada um para que fizesse um julgamento justo. O homem pode achar que engana a outro homem, mas não pode enganar a Deus e a si mesmo. Seus pensamentos, atos e ações o acompanham por toda a eternidade. É preciso vencer suas imperfeições para conseguir chegar à Luz do Divino Mestre.
        
Para um Templário “a revelação Crística está destinada a efetuar a transmutação da alma, a conduzi-la até uma união perfeita com o espírito Divino” e o que é a revelação Crística, se não a prática do Verbo, colocar em ação o que foi transmitido por Deus através de Seu Filho Unigênito.
+Quando Jesus, ao chegar ao Templo, expulsou os vendilhões e disse: “não façam da casa de meu Pai um mercado” foi para alertar que nas coisas de Deus não se pode mostrar nem debilidade, nem negligência.
Vale à pena lembrar que Cristo veio para implantar o Espírito Divino do Homem, para injetar o Espírito Divino no espírito humano limitado a mente e ao intelecto. Ora, sendo assim, recebemos o Espírito Divino e, por tanto, não devemos continuar presos ao espírito humano, egoísta, injusto, falso, hipócrita, mentiroso, etc. Se quisermos cear na Mesa do Senhor, devemos expulsar todo o impuro, tudo o que mancha, o que é incompatível com a evolução espiritual.
         
Lembremos que em nosso mundo relativo, encontramos a dualidade em todas as partes, e que a sabedoria consiste em buscar o equilíbrio dos opostos, que só o são em aparência.
+ Não devemos esquecer que “o maligno pode estar disfarçado de mil formas diferentes”, pensai que inclusive nosso Senhor foi tentado no deserto...
A Sagrada Ordem dos Cavaleiros Templários ensina que “espiritualizar nossa Alma se trata de elaborar uma nova vida no plano psíquico” isso quer dizer que podemos mudar a direção de nossa vida, pois esta não é mais do que o reflexo de nossos pensamentos, crenças e sentimentos. Atentemos para o que diz o Livro Sagrado, a Bíblia: “O homem é o que pensa em seu coração”, por tanto é preciso manter o coração puro, sem mácula, sem maldade, sem ódio, sem rancor, sem ressentimentos, sem traições, covardias etc. O pensamento é o caminho para a melhoria da vida, para a elevação e o aprimoramento do Espírito, para isso é necessário direcioná-lo de forma correta.

O homem deve estar atento nas palavras do Apóstolo Paulo que escreveu em Coríntios: “Não sabeis que sois Templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destrói o Templo de Deus, Deus destruirá a ele” (I Coríntios II, 16). E o que é destruir o “Templo de Deus”? Certamente é agir contrário às Leis de Deus!
As Escrituras Sagradas lembram que “A lâmpada do corpo é o olho. Se o olho é são, teu corpo inteiro estará na luz”. Você já viu seu olho hoje? Já refletiu se ele tem a Luz? Já meditou do porque Cristo ter dito “deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o Reino de Deus”? Certamente porque as criancinhas são puras de corpo, mente e alma.
Não basta achar que aceitar Cristo é apenas um ato de palavras, de medo do desconhecido, da morte. Aceitar Cristo é buscar viver uma vida melhor, seguir e praticar o Verbo, ser honesto para consigo e para com o Irmão.
Para vencer verdadeiramente é necessário trocar a orientação da alma. Para isso é preciso: elaborar uma vida nova no plano psíquico; Fazer positivo o pensamento, já que o pensamento negativo é destrutivo; Orientar sistematicamente a mente até as coisas espirituais; selecionar os alimentos do espírito; despertar a intuição e para isso silenciar os instintos; Reconhecer que somos e devemos ser Templo do Espírito; Cuidar da saúde física, anímica e mental; Revitalizar o corpo.

Todos os dias e em todo lugar deve-se lembrar sempre das palavras do Apóstolo “Sois Templo do Espírito” e comporta-se como tal. É preciso selecionar e cortar as pedras espirituais para levantar dentro de si, um Templo digno e santo.
A construção do Templo Sagrado é feita através de trabalho, de lapidação, de determinação, de persistência, de escolha.
Veja o que Jesus respondeu a Nicodemos: “Em verdade em verdade te digo, que aquele que não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus” e mais “Em verdade em verdade te digo, que o que não nasce da água e do espírito não pode entrar no reino e Deus”.
“Buscai a verdade e a verdade o libertará!” 



Sede da Suprema Ordem Templária 
Cabalaria Espiritual – Priorato São João Batista