sábado, 16 de março de 2013

O Cavaleiro Templário deve praticar sete virtudes:



Fé, Esperança, Caridade, Justiça, Prudência, Fortaleza e Temperança.

A primeira porque sem o Cavaleiro não pode saber nem entender as coisas invisíveis.

A segunda porque na Esperança está o Poder de Deus, não na força, nem nas armas do Cavaleiro.

A terceira porque sem a Caridade, que é o Amor, o Cavaleiro será cruel e não terá piedade, nem misericórdia.
E nenhum Cavaleiro sem ela poderá suportar a carga que deve portar um coração nobre.

A quarta porque sem Justiça um Cavaleiro é injurioso e ofensivo, motivo pelo qual se auto destrói.

A quinta porque sem Prudência, o Cavaleiro cairá nos danos materiais e espirituais e não terá razão, entendimento, nem vontade em manter a honra da Cavalaría.

A sexta porque sem a Fortaleza, o Cavaleiro cairá em muitos pecados tais como: soberba, ira, cobiça, gula, inveja e luxuria, porque elas provocarão fraquezas no coração e não o farão digno de ser amado. A força corporal não é nada sem Humildade, Caridade e Ira, que enfraquece o entendimento, perturba o espírito e deixa de ser o caminho para a sua iluminação.

A sétima porque sem Temperança não terá medida em alimentar-se, beber, falar, vestir e porque sem esta Virtude não se honra a Cavalaria.

A prática delas conduzirão ao perfeito conhecimento e a sabedoria, porque elas procedem do Criador.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Para Meditar!


“Sempre depois da tempestade, vem a bonança”. Quem nunca ouviu esta máxima?
Pois é, a humanidade vive este momento: Pai mata filho, filho mata pai; irmão mata irmão.
Em busca do vil metal, o homem não mede consequências para cometer barbáries. Em busca do poder, nem se fala.
O ter tem sufocado o ser e o ser tem sido colocado de lado.
O homem esqueceu que deve se alimentar com o “Pão da Vida” e que o “Pão da Vida” é o próprio Cristo.
Ao invés de buscar o alimento que não perece, busca seus próprios prazeres, seu egoísmo, sua megalomania, seu egocentrismo, seus desvios de conduta para conquistar o alimento da carne esquecendo-se que a vida do Espírito é a vida real. Em agindo assim, é uma eterna vítima de seus desajustes, de seus medos e temores. Tem medo da vida e tem medo da morte a qual não está preparado para enfrentar.
Seus medos e temores e a sua falta de coragem de enfrentá-los os distanciam de Deus, do caminho do bem e da luz. São doentes que se nutrem por outros tão doentes quanto eles próprios.
Desta forma a humanidade vive um grande conflito e, sem colocar Deus em primeiro lugar, se afasta cada dia que passa do encontro consigo mesmo e com o Senhor Dono da Vida.
Mesmo sem saber a hora de sua partida, de sua morte, o homem continua semeando o mal esquecendo-se que o mal que alimenta é o que terá que conviver na vida além túmulo.
Só a Verdade os tornará livres, já dizia Jesus, o Cristo.
O Amar a Deus sobre todas as coisas deixou de ser razão de vida de grande parte da humanidade para ser um mero texto Bíblico.
Iludido pela riqueza e pelo poder o homem esquece que nem um, nem outro lhe garantirá a “vida eterna” afinal “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”.
Os valores estão distorcidos, o homem honesto e de bem tem se tornado alvo de grande parte da doente sociedade, que por interesse ou conivência prefere estar ao lado do poder e da fama ao invés ao lado da Justiça, da Verdade e do Bem.
É preciso meditar e rever os conceitos deformados para encontrar o Reino de Deus.
"A hora é chegada e a hora é agora". Quem viver verá!
É necessário que o homem acorde, antes que seja tarde!
A dor, o sofrimento, a injustiça, a covardia, mentira, a falsidade cometida contra o outro deve ser sentida como se fosse para si mesmo, afinal TODOS, TODOS indistintamente, são Filhos de um mesmo Criador. Enquanto o homem não tomar consciência disso, estará caminhando em direção oposta à Luz, se afastando de Deus e comprometendo sua vida atual e pós túmulo.
Fr. ++ A.N.