terça-feira, 30 de junho de 2015

Templários: Conexão à terra uma resposta do céu

Inicio da peregrinação Templária pelo
Caminho da Luz, o Caminho do Brasil
O tempo mudou totalmente após
o Ritual de Conexão com a Terra
Como parte da programação do I Encontro Templário da América Latina – Brasil, realizado no período de 19 a 24 de junho de 2015 aconteceu no dia 22 de junho uma peregrinação por um trecho do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil local onde peregrinos do Brasil e de vários países do mundo percorrem anualmente em busca do encontro consigo mesmo. Participaram da peregrinação Cavaleiros e Damas Templários do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista, do Gran Priorato do Paraguay, do Priorato Geral do Chile e de Toledo/Espanha.

A peregrinação deu-se no trecho de Parada General ao Túnel de Pedra onde aconteceu um ritual de conexão a terra. Durante o trajeto os participantes puderam contemplar as montanhas de Minas Gerais cobertas pela névoa, bem como, a riqueza da variedade da vegetação que se encontrava cintilante devido as chuvas, além dos diversos pássaros e borboletas encontrados pelo caminho.
Ao chegarem no local da peregrinação o frio era intenso e a chuva, mesmo leve, castigou os peregrinos Templários. O tempo estava totalmente fechado com muitas nuvens no céu.
Depois de mais de duas horas de caminhada até o Túnel de Pedra os Templários reuniram-se em um círculo em baixo do arco de pedra para a realização do ritual denominado de Conexão com a Terra em busca de maior integração do homem com a Mãe Terra.

Realização do Ritual de Conexão a Terra
embaixo do Arco de Pedra.
Durante cerca de uma hora os participantes puderam experimentar e sentir suas ligações com a Mãe Terra e também a importância de conscientemente realizar tal experimento.
Com os olhos fechados e guiados pela voz do condutor os peregrinos Templários vivenciaram algo extraordinário, pois ao retornarem das reflexões o tempo estava totalmente aberto, o sol esquentava e todos puderam vivenciar um novo caminho. O tempo continuou assim até o fim do Encontro.
Durante a realização do Ritual de Conexão a Terra foi feita uma Oração à Mãe Terra que faz parte do Evangelho dos Essênios.


Oração a Mãe Terra
“Abençoado seja o Filho da Luz que conhece sua Mãe Terra, pois é ela a doadora da vida. 
Saibas que a sua Mãe Terra está em ti e tu estás Nela. 
Foi Ela quem te gerou e que te deu a vida, que te deu este corpo que um dia tu lhe devolverás.
Saibas que o sangue que corre nas tuas veias, nasceu do sangue da tua Mãe Terra. O sangue Dela cai das nuvens, jorra do ventre Dela, borbulha nos riachos das montanhas e flui abundantemente nos rios das planícies.
Saibas que o ar que respiras nasce da respiração da tua Mãe Terra O alento Dela é o azul celeste das alturas do céu e os sussurros das folhas da floresta.
Saibas que a dureza dos teus ossos foi criada dos ossos de tua Mãe Terra. 
Saibas que a maciez da tua carne nasceu da carne de tua Mãe Terra. 
A luz dos teus olhos, o alcance dos teus ouvidos nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra que te rodeia feito às ondas do mar, cercando o peixinho.
Como o ar tremelicante sustenta o pássaro em verdade te digo, tu és um com tua Mãe Terra. Ela está em ti e tu estás Nela. 
Dela tu nasceste, Nela tu vives e para Ela voltará novamente.
Segue, portanto, as Suas leis, pois teu alento é o alento Dela. 
Teu sangue, o sangue Dela. 
Teus ossos, os ossos Dela. 
Tua carne, a carne Dela. 
Teus olhos e teus ouvidos, são Dela também.
Aquele que encontra a paz na sua Mãe Terra não morrerá jamais. Conhece esta paz na tua mente, deseja esta paz ao teu coração e realiza esta paz com o teu corpo. ”

Evangelho dos Essênios

domingo, 28 de junho de 2015

I Encontro Templário da América Latina – Brasil ganha novas adesões para a união Templária



Promovido pelo Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista, realizou-se em Carangola, Minas Gerais, Brasil, no período de 19 a 24 de junho de 2015, o I Encontro Templário da América Latina – Brasil que reuniu Cavaleiros e Damas Templários do Brasil, Chile, Paraguay e Espanha.

O Encontro teve como objetivo reforçar os princípios espirituais da Ordem. Durante o evento aconteceram várias atividades entre elas peregrinação pela rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, visita aos Santuários de Nossa Senhora de Natividade e Santuário de Santa Luzia, à Capela de Nossa Senhora da Luz, Cerimônia Templária reservada na Gruta da Pedra Santa, iniciações de Cavaleiros e Damas do Templo, conexão à Mãe terra com Oração Essênio e Festa em homenagem a São João Batista.


O evento culminou com o reforço de novas assinaturas a União Templária da América Latina cujo primeiro documento foi assinado em Córdoba – Argentina, pelos Gran Priores Victor Bassino – Argentina, Albino Neves – Brasil e José Riquelme – Paraguay. Endossaram o documento de adesão durante o Encontro Francisco Miguel Fernández-Nieto Caballero, de Toledo/Espanha e Francisco Javier Platoni Ramírez, Prior General de Chile y representante de la OSTMH – Porto.

http://cavaleirostemplariosdobrasil.blogspot.com.br/2014/11/reuniao-dos-gran-prioratos-templarios.html 

O documento inicial teve a aprovação do Grão Mestre Don Fernando de Souza Fontes após encontro entre este e os Gran Priores do Brasil e Paraguay, no início deste ano, em Portugal.

https://www.youtube.com/watch?v=B6XbPdhzrKE&feature=youtu.be

Os signatários do documento se dispuseram envidar todos os esforços para novas adesões, visando fortalecer a união Templária. Também foi acordado o fortalecimento dos ritos e trabalhos respeitando a independência de cada Gran Priorato, Priorato e Colmendadoria.


http://cavaleirostemplariosdobrasil.blogspot.com.br/2015/02/grao-mestre-exalta-trabalho-pela-uniao.html



sexta-feira, 26 de junho de 2015

Festa em homenagem a São João Batista Padroeiro dos Cavaleiros Templários


A Festa em homenagem à São João Batista, patrono do Gran Priorato Templário do Brasil e da Ordem dos Cavaleiros Templários acontecida de 23 para 24 de junho marcou o término do I Encontro Templário da América Latina, em Carangola, Minas Gerais, Brasil.


A Festa aconteceu na porta da sede do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista e contou com a presença de Cavaleiros e Damas Templários do Brasil, Chile, Paraguay e Toledo/Espanha.
Antes de ser acesa a fogueira os templários realizaram uma Cerimônia Privada em homenagem ao Padroeiro.

Após a Cerimônia a Dama Templária Cátia Santiago, Mestre de Cerimônia saiu do Templo com seu bastão abrindo o caminho para que os demais participantes pudessem passar.
Conduzindo a imagem do Patrono esteve o Cavaleiro Aldo Luiz; a Dama Maria Elisa, portou a imagem da Virgem Negra; a Dama Rosemary Almeida, a Bíblia Sagrada; o 
Balssante, foi conduzido pelo Cavaleiro Maurício Martins; o Tau, pelo Cavaleiro Adaniel Barbosa; a bandeira do Priorato do Chile pelo Cavaleiro Álvaro Andrés Morales Figueroa, Preceptor General de Chile; a bandeira do Gran Priorato do Paraguay, pelo Cavaleiro Miguel Angel Chena Vera, Gran Canciller de Paraguay; a bandeira de Toledo, pela Dama Sagrario López Revenga; o Cavaleiro Renato Milholo, conduziu a bandeira do Priorato do Chile; Fernando Monteiro, conduziu a bandeira do Paraguay; as tochas foram conduzidas pelos Gran Priores Cavaleiros Albino Neves – Brasil; José Antonio Riquelme Escudero – Paraguay e  Francisco Javier Platoni Ramírez -  Chile e pelo Cavaleiro Francisco Miguel Fernández-Nieto Caballero, de Toledo/Espanha; o porta espada Cavaleiro Eutenciano Chagas fechava a fila.

Também participaram do ato os Cavaleiros Dalton Duarte, Alessandro Milholo e Wander Braz e as Damas Adriana Leão e Ana Claudia.
Após acesa a fogueira pelos Gran Priores Cavaleiros Albino Neves – Brasil; José Antonio Riquelme Escudero – Paraguay e Francisco Javier Platoni Ramírez -  Chile e pelo Cavaleiro Francisco Miguel Fernández-Nieto Caballero, de Toledo/Espanha foram lidos textos bíblicos que falam sobre a vida de João Batista, sendo dado três vivas a São João, à Ordem dos Cavaleiros Templários e a Nosso Senhor Jesus Cristo seguido de uma queima de fogos.
Logo após os Cavaleiros e Damas Templários retornaram ao Templo para o encerramento dos trabalhos.
Os membros da Ordem, familiares e vizinhos que residem na localidade onde se encontra o Templo participaram dos festejos que teve comidas e bebidas típicas.

Veja como aconteceu em torno da fogueira:

https://www.youtube.com/watch?v=Ox6FjTKp3J0







                                   COMEMORANDO











Templários realizam Cerimônia na Gruta da Pedra Santa


A Gruta da Pedra Santa, em Catuné, Distrito de Tombos, Minas Gerais é um lugar sagrado onde muitos milagres já aconteceram e onde milhares de fiéis se reúnem anualmente para agradecer e pedir graças a Nossa Senhora de Lourdes.
No dia 20 de junho, em homenagem a parte feminina da Ordem dos Cavaleiros Templários, Cavaleiros e Damas do Templo estiveram reunidos para homenagear Nossa Senhora e também para realizar uma Cerimônia Templária na Gruta Santa.
Participaram do ato Templários do Brasil, Chile, Paraguay e Toledo/Espanha.

A Cerimônia provocou nos participantes momentos de muita emoção, tendo em vista que Maria foi quem trouxe em seu ventre o Mestre dos Mestres e, também, quem o convidou ao ministério ao dizer: “Não tem vinho” fazendo com que o Cristo se manifestasse e se revelasse para mundo.
Damas Templárias dividiram entre os Irmãos o pão e o vinho a exemplo do que Jesus Cristo fazia com seus discípulos.

Após a Cerimônia os Templários puderam conhecer um pouco mais sobre aquele lugar sagrado e receberam um livreto contendo a história do local.

Os visitantes tomaram conhecimento que a gruta cresce dia-a-dia e que ninguém, nunca viu cair uma pedra de suas paredes e também puderam observar que atrás do altar a Gruta está crescendo, desta feita, para baixo. 


Templários se encantam com o marco zero da rota de peregrinação do Caminho da Luz


Como parte da programação do I Encontro Templário da América Latina, ocorrido no período de 19 a 24 de junho, em Carangola, Minas Gerais, Brasil, aconteceu no dia 20 uma visita ao marco zero da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil.
Além de Cavaleiros e Damas Templários do Brasil participaram membros do Chile, Paraguay e Toledo, Espanha.
Aos pés da cachoeira de Tombos os Templários fizeram uma oração e logo a seguir visitaram a capela de Nossa Senhora da Luz.

Na ocasião receberam um informativo sobre a criação do Caminho da Luz, um postal da cachoeira e também fitas coloridas tendo impresso o nome do caminho.


Templários visitam o Santuário de Nossa Senhora de Natividade


 No dia 20 de junho Cavaleiros e Damas Templários do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista, do Gran Priorato do Paraguay, do Priorato Geral do Chile e de Toledo/Espanha, estiveram visitando o Santuário de Nossa Senhora de Natividade, Rio de Janeiro.

O Santuário recebe milhares de fiéis durante todo o ano.

Lá encontra-se a única réplica da Casa de Maria em Eféso no mundo.
Durante a visita, vestidos a caráter, os Cavaleiros e Damas do Templo fizeram uma Oração conjunta e beberam da água curativa existente no Santuário.


A visita fez parte da programação do I Encontro Templário da América Latina realizado no Brasil.



quinta-feira, 25 de junho de 2015

Encontro Templário uma mostra de escola de fraternidade e espiritualidade


Durante o I Encontro Templário da América Latina realizado em Carangola, Minas Gerais, Brasil no período de 19 a 24 de julho dezenas de Templários do Brasil, Chile, Paraguay e Toledo/Espanha puderam viver o verdadeiro Templarismo.
Independente das Ramas Templárias, o Encontro realizou-se em um clima de fraternidade, respeito e espiritualidade conforme a tradição Templária prevista nos Estatutos da Ordem, nas 7 Virtudes de um Cavaleiro Templário e no Código Templário o que foi reconhecido e enaltecido por todos os participantes.



O Encontro que teve como principal objetivo o de fortalecer a União Templária da América Latina, quiçá do mundo, http://cavaleirostemplariosdobrasil.blogspot.com.br/2014/11/reuniao-dos-gran-prioratos-templarios.html a qual tem o aval de Don Fernando de Souza Fonte, Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, http://youtu.be/B6XbPdhzrKE teve também a iniciação de três novos Irmãos e duas novas Irmãs, além de visitas a Santuários, peregrinação pela rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, almoços e jantares de confraternização, discussões sobre temas Templários, troca de experiências e vivências fraternas.


Dia 19/06 – Recepção dos Irmãos e Irmãs vindos do Chile, Paraguay e Toledo pelos Irmãos do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista; Vela de Armas, na Sala anexa à Sede do Templo do GPTB;
Reunião interna de saudação e preparação espiritual dos novos Irmãos e Irmãs; Jantar de confraternização.

Dia 20/06 – Dia dedicado a parte feminina da Ordem:

Visita ao Santuário de Nossa Senhora de Natividade - Natividade, Rio de Janeiro, seguido de Oração dos Irmãos e Irmãs, no Santuário; Visita ao marco inicial da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil – Tombos/MG, seguida de Oração conjunta; Visita a Capela de Nossa Senhora da Luz; Almoço na Pensão/Albergue de Dona Neusa em Catuné/MG;  Visita a Gruta da Pedra Santa; Celebração Privada na Gruta da Pedra Santa; Cerimônia Privada de acolhimento de três novos Irmãos e duas novas Irmãs na sede do templo do GPTB; Jantar de confraternização.


Dia 21/06 – Cerimonia de Iniciação Pública na Igreja de São João Batista, em Caiana/MG com Missa celebrada pelo

Padre Sebastião Santana; Entrega de Diplomas aos novos membros da Ordem na Pousada Cristal; Entrega de Diploma de Participação no I Encontro aos participantes; Entrega de Diploma de membros Honoríficos do Gran Priorato Templário do Brasil aos Irmãos e Irmã: Fr.+++ José Antonio Riquelme Escudero, Gran Prior de Paraguay y Legado Magistral General para América de la OSMTH – Porto; Fr.++ Miguel Angel Chena Vera, Gran Canciller de Paraguay de la OSMTH – Porto; Fr.++ Francisco Miguel Fernández-Nieto Caballero;
Sor.++ Sagrario López Revenga; S.A.R.S. Fr.++ Francisco Javier Platoni Ramírez, Prior General de Chile y representante de la OSTMH – Porto; S.E. Fr.++ Álvaro Andrés Morales Figueroa, Preceptor General de Chile, representación OSMTH – Porto e ao Vice Prior do Brasil Fr.++ Adaniel Barbosa; Entrega de título de Gran Cruz Honoris Causa pelo Magnus Prioratus Chilenum Templi ao S.E. Fr.+++ Albino Neves Gran Prior de Brasil e entrega de título de Conde de Belforte y Cónsul do Brasil da Casa Real de Platoni pelo Presidente da Casa Platoni ; S.A.R.S. Fr.++ Francisco Javier Platoni Ramírez; Almoço de confraternização; Rodízio de Pizza, Carangola/MG.



Dia 22/06 – Peregrinação em um trecho do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil com a participação do Comendador de São Paulo, Fr. Emerson Rossi; Ritual de Conexão a terra, seguida de Oração Essênio à Mãe Terra; Almoço de confraternização na Chácara Luz da Manhã onde todos os participantes vindos de outros países se hospedaram durante o Encontro; reunião ordinária na sede do Templo, Brasil; Jantar de confraternização; Análise dos trabalhos;

Dia 23/06 – Realização dos preparativos para a Festa de São João Batista, Patrono do GPTB e da Ordem Templária; reunião extraordinária em homenagem a São João Batista; Acendimento da fogueira pelos Grandes Priores do Brasil, Paraguay, Chile e Toledo; Encerramento dos trabalhos no interior do Templo Brasil; Comemoração à São João Batista com comidas e bebidas típicas com a participação de todos os Frates e Soros e vários de seus familiares.

Os visitantes receberam lembranças do GPTB através dos Fraters Albino Neves, Adaniel Barbosa, Dalton Neves e Eutenciano Chagas. Também foi feito um sorteio de uma obra do pintor Roger Almeida, entre os visitantes tendo a mesma sido recebida pelo Fr.++ Miguel Angel Chena Vera.

24/06 – Despedida dos Irmãos e Irmãs; Visita ao Santuário de Santa Luzia; Visita à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida; Almoço de confraternização no restaurante Mineiro - Alto Caparaó/MG; Visita ao Parque Nacional do Caparaó/MG, Lanche da tarde na Pousada Serra Azul – Alto Caparaó/MG; Despedida dos Irmãos do Chile.
Dia 25/06 – Despedida dos Irmãos de Toledo/Espanha.
O Gran Prior do Brasil agradeceu a presença de todos os Irmãos do Chile, Paraguay e Toledo, do Comendador 

Emerson Rossi, dos Irmãos Adaniel Barbosa, Aldo Luiz, Eutenciano Chaves, Alessandro Milholo, Antônio Fernando, Wanderson Braz, Maurício Martins, Renato Milholo e Dalton Neves Duarte e das Irmãs Cátia Santiago, Maria Eliza, Rosemary Almeida, Adriana Leão e Ana Cláudia e também aqueles que não podendo comparecer, justificaram a ausência e mesmo assim, ajudaram para a realização do Encontro entre eles Lucas Izoton, Warley Belo e Estáquio Palhares. Para o Gran Prior todo o sucesso do evento deve-se a participação e dedicação de cada um dos membros do Gran Priorato Templário do Brasil.

O Gran Prior do Paraguay Fr.+++ José Riquelme destacou que “este foi um marco importante para a União Templária e representou uma verdadeira escola de fraternidade que todos esperam ver reinar no Templo”.
Para o Prior Geral do Chile S.A.R.S. Fr.++ Francisco Javier Platoni Ramírez “as práticas espirituais realizadas durante o evento carregam as baterias para o enfrentamento do dia-a-dia de trabalho e da vida e nos mostra o verdadeiro sentido do Templo”.
“Saímos daqui fortalecidos e confiantes 
na União Templária Mundial. Acreditamos que se todos caminharem nesta mesma direção de respeito, fraternidade, solidariedade e busca da espiritualidade estaremos resgatando o que existe de melhor no Templo” destacaram o Fr.++ Francisco Miguel Fernández-Nieto Caballero e Sor.++ Sagrario López Revenga, de Toledo- Espanha, finalizando “Jesus nos ensinou a amar ao próximo como a si mesmo e foi isso o que vimos e vivemos aqui”.
O Comendador de São Paulo, Fr. Emerson Rossi destacou “me sinto 

renascido, fortalecido e confiante de que algo muito especial aconteceu em minha vida e na de todos que aqui estiveram”.
“Vivemos momentos mui especiais que nos fazem acreditar em um mundo melhor para todos”, destacou Fr.++ Miguel Angel Chena Vera.
Para o S.E. Fr.++ Álvaro Andrés Morales Figueroa “ o Encontro superou todas as expectativas e faz com que sintamos a vontade de que outros neste nível aconteçam o mais breve possível”.
“Quando doamos com amor, o que com amor recebemos, fortalecemos a escola do Cristo na terra” frisou o Vice Prior Fr.++Adaniel Barbosa.
A Sor.++ Cátia Santiago foi enaltecida por todos os participantes e destacou que “a Deus toda a Glória e não a nós”.

Início da rota de peregrinação do Caminho da Luz

www.caminhodaluz.org.br 








Santuário de Nossa Senhora de Natividade

Única réplica da Casa de Maria em Eféso  












                           Gruta da Pedra Santa onde reside 

                                Nossa Senhora de Lourdes







                          Capela de Nossa Senhora da Luz




                         Gruta da Pedra Santa onde reside 

                                Nossa Senhora de Lourdes







    Conexão com a Mãe Terra




                      Entrega de artesanatos Templários 






                                   Festa de São João: 

                                 Em volta da fogueira


















                              Iniciação Pública em Missa 

                            presidida pelo Padre Santana








             Saida da Missa juntos a São João Batista

              abençoando um Templário em Caiana









                            Entrega de Breves e Diplomas 

                             e recebimento de homenagens






































    Visita ao Santuário de Santa Luzia e a 

      Paróquia de Nossa Senhora Aparecida




       Visita ao Parque Nacional do Caparaó















                             O rosto de Cristo formado

                        na Montanha Sagrada do Brasil