segunda-feira, 27 de julho de 2015

Templários recebem peregrinos da luz e participam de Cerimônia da lavagem das mãos




O Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, é uma rota de peregrinação que tem início na base da Cachoeira de Tombos e termina no Pico da Bandeira, a qual era percorrida por índios, tropeiros e aventureiros nos séculos XVII e XVIII sendo reconhecida como Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais através da Lei Nº 18.086/2009.
Durante sete dias, no período de 20 a 26 de julho de 2015, cerca de cem
peregrinos de vários estados do Brasil, percorreram a rota de peregrinação na caminhada Coletiva Oficial que acontece anualmente com início todo terceiro domingo de julho, Dia do Caminho da Luz, conforme a Lei Estadual Nº 16.656/2006. A Coletiva Oficial é promovida pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz – ABRALUZ, entidade de Utilidade Pública Estadual Lei
Nº16.580/2006 que é presidida pelo escritor Albino Neves, que foi quem remontou a mesma em 2001, após sua peregrinação a pé pelos passos de Jesus em Israel e Palestina.
Na Celebração acontecida no dia 25, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Alto Caparaó, os peregrinos foram recepcionados por três Cavaleiros e duas Damas 
Templárias, pertencentes ao Gran Priorato Templário do Brasil –
Cavalaria Espiritual São João Batista.
Naquele dia era comemorado o dia do Apóstolo Tiago o qual foi lembrado por todos. Na ocasião Albino Neves lembrou aos presentes que ele e a Dama Templária Cátia Santiago eram membros da Confraria do Apóstolo São Tiago. Veja link: 
http://cavaleirostemplariosdobrasil.blogspot.com.br/2014/05/templarios-sao-empossados-como-membros.html


Após os depoimentos de alguns peregrinos sobre suas experiências no Caminho, aconteceu a Cerimônia de Lavagem das Mãos, momento em que todos os peregrinos e também a comunidade lavam suas mãos, simbolizando deixar para trás tudo o que desejam eliminar de suas vidas para o renascimento de um novo homem.

Na medida em que as mãos eram lavadas os Templários se revezavam secando-as e, por fim, os próprios Templários lavaram as suas mãos as quais foram secas pelo Presidente da ABRALUZ, que, apesar de ocupar o cargo de Gran Prior da Ordem, vestia-se como peregrino, haja vista, que acompanhou a todos os participantes durante os dias de peregrinação.
O Vice Prior  Adaniel e a Mestre de Cerimônia Cátia recepcionaram os peregrinos na porta da Igreja
Peregrinos oram na base da cachoeira de Tombos antes de partir em peregrinação durante 7 dias.