A sede do Gran Priorato Templário do Brasil – GPTB –
Cavalaria Espiritual São João Batista –CESJB, situada em Carangola, n Chácara
Luz da Manhã, vinculada à SMOTH e ao
Gran Priorato internacional Templário – GPIT, passou a ter desde 7 de novembro
de 2014, em cima de suas colunas, a
escultura dos Evangelistas João, Mateus, Lucas e Marcos.
As esculturas foram esculpida pelo artista Afonso Barra, o
mesmo que esculpiu ao longo da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o
Caminho do Brasil as esculturas em homenagem aos índios (base da cachoeira de
Tombos), Nossa Senhora de Lourdes (Gruta da Pedra Santa – Catuné), São José
(Pedra Dourada), São Mateus (Faria Lemos), Pietá (Escola Regina Pacis), Santa
Luzia (Carangola), São João Batista (Caiana) e São Sebastião (Espera Feliz).
Para a colocação das escultura em cima das colunas do Templo
foi necessário a ajuda de Felipe, Maurílio Estrela, Francisco e Lelei, além do
Gran Prior Albino Neves.
Na base da escultura de cada Evangelista tem um animal
correspondente ao seu signo.
Na coluna da frente, do lado direito está o Evangelista João:
João, dentre os quatro o maior teólogo, é representado por
uma águia, por causa do elevado estilo do seu Evangelho, que fala da
Divindade e do Mistério altíssimo do Filho de Deus. Ele inicia seu Evangelho de
cima pra baixo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de
Deus" (Cf. Jo 1,1-5). Daí a águia, por ser a ave que voa mais alto e faz
os seus ninhos nos montes mais elevados. É a dimensão da liberdade do Filho de
Deus diante das forças deste mundo.
Ainda do lado direito, na coluna do fundo, está o Evangelista
Marcos:
Marcos inicia
o seu Evangelho falando de João Batista, a voz que clama no deserto (Cf. Mc
1,1-25). Seu símbolo é um leão alado, representando as feras que habitam o
deserto. É a dimensão da força, realeza, poder, autoridade do Filho de Deus.
Já na coluna esquerda, na frente, está o Evangelista Mateus:
Mateus é
representado por um anjo ou homem alado porque inicia o seu evangelho
com a genealogia de Jesus Cristo, mostrando a sua origem e descendência
humanas, marcados pelo seu nascimento (Cf. Mt 1). É a dimensão da obra-prima de
Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança.
Ao fundo do lado esquerdo está o Evangelista Lucas:
Um touro alado simboliza o evangelista Lucas. Ele inicia o seu Evangelho falando do Zacarias, sacerdote em função naquele ano e cuja tarefa era oferecer sacrifícios no Templo de Jerusalém. O touro é a representação dos sacrifícios oferecidos (Cf. Lc 1,25). É a dimensão da oferta a Deus.
Um touro alado simboliza o evangelista Lucas. Ele inicia o seu Evangelho falando do Zacarias, sacerdote em função naquele ano e cuja tarefa era oferecer sacrifícios no Templo de Jerusalém. O touro é a representação dos sacrifícios oferecidos (Cf. Lc 1,25). É a dimensão da oferta a Deus.
Além dos quatro Evangelistas o Templo conta também com
um Cavaleiro e uma Dama Templários ao lado da porta de entrada e dentro do
Templo com a face de Jacques De Molay em homenagem ao Grão Mestre da Ordem
queimado na fogueira em 1314 na porta da catedral de Notre Dame, Paris, França.
O escultor
Afonso Barra foi homenageado pelo GPTB- CESJB com um Título de Honra ao Mérito
pelas obras realizadas para o Gran Priorato.
Na foto
momento em que era entregue a ele o Título.
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