domingo, 9 de novembro de 2014

Gran Priorato Templário do Brasil ganha escultura dos 4 Evangelistas


A sede do Gran Priorato Templário do Brasil – GPTB – Cavalaria Espiritual São João Batista –CESJB, situada em Carangola, n Chácara Luz da Manhã,  vinculada à SMOTH e ao Gran Priorato internacional Templário – GPIT, passou a ter desde 7 de novembro de 2014,  em cima de suas colunas, a escultura dos Evangelistas João, Mateus, Lucas e Marcos.
As esculturas foram esculpida pelo artista Afonso Barra, o mesmo que esculpiu ao longo da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil as esculturas em homenagem aos índios (base da cachoeira de Tombos), Nossa Senhora de Lourdes (Gruta da Pedra Santa – Catuné), São José (Pedra Dourada), São Mateus (Faria Lemos), Pietá (Escola Regina Pacis), Santa Luzia (Carangola), São João Batista (Caiana) e São Sebastião (Espera Feliz).
Para a colocação das escultura em cima das colunas do Templo foi necessário a ajuda de Felipe, Maurílio Estrela, Francisco e Lelei, além do Gran Prior Albino Neves.


Na base da escultura de cada Evangelista tem um animal correspondente ao seu signo.
Na coluna da frente, do lado direito está o Evangelista João: 

João, dentre os quatro o maior teólogo, é representado por uma águia, por causa do elevado estilo do seu Evangelho, que fala da Divindade e do Mistério altíssimo do Filho de Deus. Ele inicia seu Evangelho de cima pra baixo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus" (Cf. Jo 1,1-5). Daí a águia, por ser a ave que voa mais alto e faz os seus ninhos nos montes mais elevados. É a dimensão da liberdade do Filho de Deus diante das forças deste mundo.
Ainda do lado direito, na coluna do fundo, está o Evangelista Marcos:
Marcos inicia o seu Evangelho falando de João Batista, a voz que clama no deserto (Cf. Mc 1,1-25). Seu símbolo é um leão alado, representando as feras que habitam o deserto. É a dimensão da força, realeza, poder, autoridade do Filho de Deus.






Já na coluna esquerda, na frente, está o Evangelista Mateus:
Mateus é representado por um anjo ou homem alado porque inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo, mostrando a sua origem e descendência humanas, marcados pelo seu nascimento (Cf. Mt 1). É a dimensão da obra-prima de Deus que criou o homem à sua imagem e semelhança.




Ao fundo do lado esquerdo está o Evangelista Lucas:

 Um touro alado simboliza o evangelista Lucas. Ele inicia o seu Evangelho falando do Zacarias, sacerdote em função naquele ano e cuja tarefa era oferecer sacrifícios no Templo de Jerusalém. O touro é a representação dos sacrifícios oferecidos (Cf. Lc 1,25). É a dimensão da oferta a Deus.




Além dos quatro Evangelistas o Templo conta também com um Cavaleiro e uma Dama Templários ao lado da porta de entrada e dentro do Templo com a face de Jacques De Molay em homenagem ao Grão Mestre da Ordem queimado na fogueira em 1314 na porta da catedral de Notre Dame, Paris, França.


O escultor Afonso Barra foi homenageado pelo GPTB- CESJB com um Título de Honra ao Mérito pelas obras realizadas para o Gran Priorato.
Na foto momento em que era entregue a ele o Título.



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