quinta-feira, 14 de junho de 2012

Caiana inaugura a 6ª escultura ao longo do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil

Itatuitim e família junto ao Monumento aos índios em Tombos.
Em julho de 2010 a ABRALUZ inaugurava, na base da Cachoeira de Tombos, um Monumento em homenagem aos índios, primeiros peregrinos a percorrerem a rota de peregrinação do Caminho da Luz, que termina a 200 quilômetros dali, no Pico da Bandeira, a montanha sagrada do Brasil, com 2.892 metros de altitude. Aquele Monumento recebeu o nome de Itatuitim Ruas, um velho índio, filho de criação do Marechal Rondon e um dos principais defensores dos povos primitivos do Brasil. A obra é uma escultura  em cimento do Escultor Afonso Barra.

Albino Neves abraçado a Nossa Senhora
de Lourdes abençoando a peregrina.
Em Pedra Dourada, o Padroeiro São José
abençoa o peregrino estrangeiro.

Albino e Afonso junto à escultura de São Mateus
abençoando o menino afro.
Encantado com a sensibilidade e o talento do Escultor, Albino Neves, Presidente da Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz, resolveu homenagear, ainda naquele ano, a Comunidade de Catuné, que tem como Padroeira Nossa Senhora de Lourdes. Na gruta da Pedra Santa o Presidente encomendou ao Escultor uma obra representando a Padroeira abençoando uma peregrina mulher.
No ano seguinte, a ABRALUZ, desta feita em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedra Dourada, encomendou a Afonso Barra uma escultura que está localizada à frente da Igreja de São José, Padroeiro daquele Município, abençoando um peregrino estrangeiro.

Os Padres Toninho e Jamir, Dom Hélio,
Albino Neves e o Prefeito Patrick por ocasião
da inauguração da escultura de Santa Luzia.
Também em 2011, durante o 33º Jubileu do Santuário de Santa Luzia, em Carangola, a ABRALUZ encomendou de Afonso Barra uma escultura de Santa Luzia abençoando um peregrino deficiente visual, simbolizando todos os peregrinos que possuem algum tipo de deficiência física. Monumento este inaugurado pelo Bispo Dom Hélio, ao lado dos Padres Toninho, Jamir, Edimilson e outros e também do Prefeito de Carangola, Patrick Drumond, e outras autoridades civis e Eclesiásticas.
Ainda em 2011, desta feita através de uma parceria com a Escola Servita Regina Pacis, em Carangola, Afonso Barra construiu ali uma réplica da Pietá e, logo em seguida, por encomenda da ABRALUZ, esculpiu à frente da Igreja de São Mateus, em Faria Lemos, o Padroeiro daquela cidade abençoando um peregrino criança e um afro-descendente.

Afonso Barra, Ailton e Albino Neves junto à escultura de São João Batista, abençoando o Templário.
Prosseguindo em direção a Alto Caparaó, onde termina a rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, foi inaugurado, no dia 3, na cidade de Caiana, através de uma parceria entre a ABRALUZ e a Prefeitura daquela cidade, um Monumento de São João Batista, Padroeiro de Caiana, abençoando um peregrino idoso e também um Templário, em homenagem à Ordem dos Cavalheiros Templários, que, durante o Período Medieval dava proteção aos peregrinos da Terra Santa e aos principais caminhos de peregrinação do mundo.
Na inauguração em Caiana, ocorrida após a iniciação pública dos Cavalheiros Templários do Priorado Templário Espiritual de São João Batista, com Sede em Carangola, participaram, entre outros, os Prefeitos Sebastião Sales (Caiana) e Patrick Drumond. O Padre Edimilson José da Silva, o Gran Prior Internacional da Ordem dos Cavalheiros Templários V. M. Jacopino, o Ascário Internacional José Antônio Rodrigues, o Prior do Chile Claudio Chinchón, o Prior do Brasil Albino Neves, além de 13 Cavalheiros e Damas Templários e centenas de caianenses.
Albino Neves disse que a meta da ABRALUZ é homenagear ainda os Padroeiros de Espera Feliz, Caparaó e Alto Caparaó com obras do Escultor Afonso Barra que, em setembro, estará inaugurando em Três Corações, MG, uma Estátua de 4 metros de altura de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.