terça-feira, 17 de novembro de 2015

Mestre em Ciências Penais, Dr. Warley Belo fala sobre Segurança Pública e publica artigo no ICP

Dr. Warley Belo
Mestre em Ciências Penais e uma das expressões do Direito em Minas Gerais o Fr.+ Warley Belo membro do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista, esteve recentemente fazendo palestra em venda Nova –BH/MG durante o III Seminário de Segurança Pública.
“Na manhã de 07/11/2015, foi realizado no Shopping Estação BH o III Seminário de Segurança Pública de Venda Nova sob o tema, Segurança Pública o que Falta? O Seminário é um evento realizado anualmente pelos CONSEPs da região. Os responsáveis pelo evento foram o CONSEP 14 e CONSEP 15.
O Seminário tem como principal objetivo discutir a situação da segurança pública na região e traçar um plano de ações em conjunto com as forças de segurança pública, Polícias Militar, Civil e a Secretaria de Estado de Segurança Pública.
O tema O que Falta? Foi escolhido propositalmente pela organização do evento, o objetivo era de fomentar a discussão sobre qual o papel de cada cidadão e órgão na segurança de todos. Após todo o ciclo de debates ficou claro que é mais do que necessário que o cidadão cada vez mais seja o agente protagonista na sua segurança e na segurança de todos.

O Dr. Warley Belo, representando os advogados e comunidade acadêmica, discursou sobre a "sensação de impunidade na sociedade contemporânea" fazendo uma abordagem interdisciplinar entre o direito, a história e o jornalismo. Fez críticas ponderadas sobre a inação dos cidadãos, cobrando uma participação mais ativa nos problemas sociais, assim como a "mídia policialesca" que dissemina o "pânico moral" indiscriminadamente sendo uma dos principais pilares de uma agenda negativa.  
Também ministraram no evento o Delegado-Corregedor da Polícia Civil Dr. Wellington Peres, Delegada-Geral da Polícia Civil Dra. Ana Maria Santos, advogada presidente da Associação Alô Doutora Dra. Michelly Siqueira, 1o. Tenente PMMG Ronan Sassada. Prestigiou o evento o Comandante do 13a. Batalhão da PMMG Ten. Cel. Cláudio e o Vereador Silvinho.
Ao final do evento ficou estabelecido que todas as reivindicações, sugestões e encaminhamentos serão levadas aos responsáveis pela gestão e aplicação da segurança pública da cidade”. http://warleybelodireitopenal.blogspot.com.br/2015/11/dr-warley-belo-ministra-palestra-no-iii.html
Dr. Warley Belo também teve publicado um artigo de sua autoria no boletim do Instituto De Ciências Penais - ICP sobre o conceito de culpabilidade.
Veja a seguir trecho do trabalho “SOBRE O CONCEITO DE CULPABILIDADE” de Warley Belo Advogado Criminalista. Mestre em Ciências Penais pela UFMG.
“A definição dogmática de culpabilidade (do alemão, Schuld, do italiano, colpevolezza) é, historicamente dificultada por sua sensível e complexa composição alcançando, não raras vezes, paragens extrajurídicas. Por isso, o conceito de culpabilidade encontra caminho em definição negativa, isto é, a legislação prevê quais são as causas de exclusão da culpabilidade. Até mesmo Hassemer chegou a afirmar que o conceito de culpabilidade é um dos mais difíceis e obscuros do sistema penal. Menoridade, doença mental, erro inevitável sobre a ilicitude do fato são exemplos de excludentes a limitarem ou mesmo extirparem a capacidade de responsabilidade. Sem essa capacidade de querer e compreender não é possível valorar um juízo de censura porque essa avaliação do comportamento do agente pelo aplicador da lei fica desarrazoada. Deste modo, o conceito inicial, apesar de não se ter na doutrina uma concepção unívoca, é o de se designar, a culpabilidade, como a valoração negativa ou reprovação sobre o injusto. Entretanto, tal conceito, como qualquer outro sobre a culpabilidade, é insuficiente e não responde muito, pois valoração, por si mesmo, já induz um leque muito amplo de possibilidades, mormente em uma sociedade pluralista como a nossa. A dificuldade do tema é tamanha que até para lançar as bases mínimas da definição não existe consenso algum no tema”.
Saiba mais sobre o assunto no site:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.