sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Iniciação Pública da Cavalaria Espiritual São João Batista comove a todos na Igreja do Padroeiro em Caiana


Fr. +++ V. Manuel Gran Prior Internacional, torna pública a nomeação do Fr. +++ A. Neves como Gran Prior do Brasil, na Igreja São João Batista.
 
 
No período de 22 a 24 de novembro, o Gran Priorato Templário do Brasil - GPTB - Cavalaria Espiritual São João Batista, realizou, com a presença do Gran Prior Internacional Fr. +++ V. Manoel, do Gran Priorato Internacional Templário Jacques De Molay, a iniciação de 9 novos irmãos e irmãs.

Estiveram presentes ao acontecimento, além de membros do GPTB de Carangola e região, os Comendadores Fr. + Emerson Rossi (São Paulo) e Fr. + Lucas Izoton (Espírito Santo) e também irmãos vindos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Juiz de Fora.

Seguindo os Ritos da Ordem dos Cavaleiros
Templários criada em 1118 com a finalidade de proteger os peregrinos da Terra Santa, em Jerusalém, o Gran Priorato Templário do Brasil - GPTB - Cavalaria Espiritual São João Batista tem seu trabalho direcionado para a Cavalaria Espiritual, aprofundando-se nos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, tendo em vista que nos tempos atuais a luta já não se faz com a espada (apesar de a espada ser um grande símbolo da Cavalaria Templária), mas sim é uma luta entre as forças do bem e do mal, a qual requer do Cavaleiro e da Dama Templária uma dedicação especial fundamentada no Evangelho para sua preparação no embate entre estas forças.

No dia 22 os irmãos foram ao Espírito Santo recepcionar e conduzir o Gran Prior Internacional que chegava da Espanha para a direção dos trabalhos. Durante o trajeto conduziram o irmão Fr. +++ V. Manoel ao Santuário de Anchieta, Espírito Santo, e depois à Igreja de São João Baptista em Muqui, ES. Ainda no dia 22 aconteceu a Vela de Armas dos novos irmãos.

No dia 23 um grupo de irmãos acompanhou Fr. +++ V. Manuel em um trecho da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, tendo à noite acontecido a Iniciação Privada dos novos Irmãos e Irmãs que puderam entrar no Templo e serem sagrados Cavaleiros e Damas Templários.

 
No dia seguinte (24), na Igreja de São João Baptista, em Caiana, onde em 2012 aconteceu a Iniciação Pública de 14 irmãos e irmãs e a inauguração do Monumento em homenagem ao Santo Padroeiro da Ordem e daquela cidade, abençoando um peregrino idoso e Templário, Imagem esta doada pela Associação Brasileira dos Amigos do Caminho da Luz - ABRALUZ - àquela comunidade, serem apresentados publicamente como Cavaleiros e Damas Templários em celebração realizada pela comunidade local para a efetivação da Iniciação Pública.

 
 
 
Na Iniciação Pública, Cavaleiros, Damas, parentes, convidados, jovens De Molay e comunidade ficaram emocionados pela força da Palavra durante a consagração dos novos irmãos e irmãs, ocasião em que fora citado Mateus 5: 13 a 16 “Vocês são o sal da terra, mas se o sal perde o seu sabor, como restaura-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e para ser pisado pelos homens. Vocês são a Luz do Mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre o monte e, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa” e logo a seguir foi-lhes dito: “Assim brilhe a Luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boa obras e glorifiquem ao Pai de vocês que está nos céus”.

Também foi citado o Salmo 27 onde foi lembrado aos novos Cavaleiros e Damas: “Ensina-me, Senhor, o Teu Caminho e guia-me por vereda plana, por causa dos que me espreitam. Não me deixes à vontade dos meus adversários; pois contra mim se levantam falsas testemunhas, e os que só respiram crueldade. Eu creio que verei a bondade do Senhor na terra dos viventes. Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor e todos repetiram a cada parte “o Senhor é meu pastor, nada temerei”.

A força das palavras do Livro Sagrado, o profundo sentimento de fusão aos ensinamentos bíblicos levou a muitos a comoção e após a Sagração o celebrante destacou: “não esperava que existissem pessoas com tamanha vontade de servir  e se dedicar ao Senhor”.

Após a celebração aconteceu um almoço de confraternização na Pousada Cristal onde Marilene e sua família receberam a todos com amor e boa comida. Antes da ceia, todos receberam seus Diplomas e Breves de Cavaleiros e Damas Templárias, e também foi entregue, pelo Gran Prior Internacional Fr. +++ V. Manoel, o Diploma ao Gran Prior do Brasil e a Carta Constitutiva do Gran Priorato Templário do Brasil, Cavalaria Espiritual São João Baptista, tendo o Gran Prior do Brasil agradecido a missão a ele confiada, lembrando que era “apenas um Cavaleiro Templário, um soldado de Cristo e que a construção e a consolidação do GPTB só se tornará concreta com a ajuda de todos os irmãos e irmãs” conclamando a todos: “conto com vocês para juntos cumprirmos nossa missão” e finalizou fazendo um agradecimento especial ao Gran Prior Internacional Fr. +++ V. Manoel.

O Gran Prior Internacional Fr. +++ V. Manoel, ficou em Carangola ainda por mais 2 dias, tendo visitado o Santuário de Nossa Senhora de Natividade (Natividade - RJ) e a  Igreja de São Mateus (Faria Lemos), participado de Missa celebrada no Santuário de Santa Luzia (Caraangola), e de várias reuniões para tratar de assuntos relacionados à Ordem, ao GPTB e ao Gran Priorato Internacional Templário Jacques De Molay.

No dia 27 os irmãos Fr. +++ A. Neves, Fr. + V. Hugo, Fr. + A. Barbosa e Fr. + E. Palhares acompanharam o Gran Prior Internacional até o aeroporto de Vitória, onde o mesmo voou para São Paulo e de lá para a Espanha onde está situada a sede do Gran Priorato Internacional, em Mancor de La Vall, Ilhas Baleares.

 

2 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.