domingo, 17 de maio de 2015

A Ordem Templária

O Grão-Mestre Don Fernando e o Gran Prior do Brasil Fr. +++Albino Neves

Durante a ocupação da Bélgica, pelos nazistas, na segunda guerra mundial, em 1942, Isaac Vandenberg, guardião e regente da Ordem do Templo transferiu os arquivos, direitos e privilégios por carta e ata para o conde português Don António Campello Pinto de Souza Fontes, sendo que, em 1960, o cargo passou a ser ocupado por seu filho, o Príncipe Regente da Ordem do Templo de Jerusalém, Grão-Mestre Don Fernando Pereira de Souza Fontes que tem realizado importante trabalho em todos os continentes da Terra e que mantém publicado anualmente o “Archivum Ordinis Templi”, que registra para a história os feitos e dimensões da Ordem. (dos livros “Os passos do Templário” e “História Concisa dos Templários -1118-2008)
A OSMTH-Porto, sob a tutela de Don Fernando, está presente em mais de 70 países do mundo.
Um Templário é um Soldado de Cristo e, assim sendo, deve ter como princípio seguir os passos do Mestre.
Como é sabido e proclamado por seus próprios discípulos, Jesus teve duas pregações, uma pública e outra privada, não poderia ser de outra forma. Vemos no Evangelho de Tomé as palavras de Jesus: "Digo meus mistérios aos que são dignos de meus mistérios”. Ao dizer isso o Mestre deixa claro que muitos têm olhos e não veem, ouvidos e não ouvem. É preciso estar no caminho e se deixar levar pelo “espírito da Ordem”, para que Deus prepare os escolhidos.
Seus discípulos perguntaram a Ele: “Porque a eles fala por parábolas e a nós não? ” Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o poder de conhecer os mistérios do reino de Deus”.
Os ensinamentos ocultos vêm há mais de 2 mil anos, sendo repassados através da transmissão oral e não poderia ser o contrário, visto que a palavra viva, tem uma força extraordinária e aquele que toma contato com ela precisa “renascer um novo homem”.
Muitos acreditam que a força da palavra está nas religiões e em seus porta vozes, mas, o próprio Jesus, ao falar com Nicodemos, um dos 70 do Sinédrio, doutor da Lei, foi claro ao dizer que é necessário renascer, nascer em espírito, mostrando que ser doutor da lei não garante ao mesmo conhecer a lei em sua profundidade.
Os evangelhos sinópticos: Lucas, Mateus e Marcos contém o ensinamento público de Jesus e o evangelho de João (evangelho esotérico) contém os ensinamentos privados. Apesar do evangelho de João ser posto para todos, nem sempre é possível a sua compreensão por todos, mas os que passam pelos portais Iniciático do Templo, são capazes de compreende-lo desde que se coloquem diante do altar com o sentimento de serem "um instrumento do Senhor". Para isso é necessário trabalho, dedicação e acima de tudo renascimento. Seu significado, mensagem, numerologia, análise esotérica e princípios iniciáticos são mostrados na medida em que o Iniciado é preparado, haja vista que não é o intelecto que desvenda os mistérios, mas, sim, o sentir. Se assim não fosse, o Apocalipse escrito por João já teria sido desvendado pelo homem.
Na medida em que o Iniciado caminha e descobre a essência da verdade e a luz que habita em seu próprio interior, começa sua ascensão aos grandes mistérios do verbo.
Vemos assim que ser Templário significa calçar as sandálias do Mestre e seguir os seus passos. Sem isso, não adianta ser iniciado pois a cegueira continuará a existir como acontecia com Nicodemos antes de conhecer o Mestre e ser iniciado por Ele.
Fr. +++A.N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.