sábado, 12 de março de 2016

A Sabedoria Templária

Na Idade Média nove cavaleiros deixaram suas famílias, títulos e o conforto de seus lares na França e partiram para o Oriente Médio, com a missão de se estabelecerem na terra onde estavam guardados antigos segredos sobre o velho e o novo testamento. Até aí nada de novo, pois muitos já fizeram isso antes, fato que é público e notório.
Esses cavaleiros se diferenciaram dos demais, pois se instalaram em Jerusalém para protegerem os peregrinos da Europa e de outras partes do mundo que para lá se dirigiam afim de visitarem a terra onde muitos profetas e o próprio Cristo vivera.
Com a permanência dos cavaleiros na Terra Santa, o rei Baduíno resolveu dar-lhes os escombros do antigo templo de Salomão para eles se instalassem, vindo daí o nome de Cavaleiros Templários ou Cavaleiros do Templo de Salomão.
Nove anos depois os cavaleiros que desde que lá chegaram começaram a escavar os escombros do templo encontraram objetos, documentos e relíquias que se viessem à tona desestabilizaria a Igreja e seus dogmas. Tais achados falavam das práticas e forma de vida da Igreja primitiva, diferenciada em muito da igreja de então.


Diante do achado e apadrinhados pelo Abade francês de nome de Bernard de Clairvaux, os Cavaleiros passaram a ser reconhecidos pelo Papa e a gozar de privilégios dados pela Igreja que ninguém mais teria na face da Terra.
Os Cavaleiros tinham seus próprios escritos criptográficos que lhes garantiriam comunicar-se entre si, e assim, guardar e transmitir segredos que só os que pertenciam à Ordem e que tivessem certos graus dentro da mesma poderiam tomar conhecimento.
Apesar da tragédia da Ordem do Templo ocorrida em 1307 pela ganância do rei Felipe - o Belo – da França com a anuência do Papa Clemente V com fins de se apossarem dos tesouros da Ordem, seus segredos e mistérios continuam resguardados como sempre os tiveram. Seus ensinamentos reservados vêm sendo repassados aos seus membros de forma oral, como eram repassados os antigos ensinamentos do Cristo a seus seguidores e discípulos mais próximos.
O que o rei e o Papa conseguiram com suas ações foi apossar-se das cerca de 9 mil propriedades pertencentes à Ordem, mas não de seus tesouros, que nunca foram encontrados.
Com a tragédia, a Ordem se dividiu em duas correntes, uma miliciana, que ainda hoje acredita que pela força vai “vingar” a morte de Jacques De Molay e dos Irmãos mortos na fogueira. Enquanto que a outra, como verdadeiros Soldados de Cristo, acredita que Jacques de Molay e os Irmãos queimados vivos nas fogueiras da inquisição, se ofereceram em holocausto para preservarem os segredos da Ordem, das mãos de infiéis, tendo em vista, as muitas investidas na época de soberanos em busca de se infiltrarem para tentar descobrir os tesouros da Ordem. São esses Cavaleiros que ainda hoje acreditam que só pela via do coração, do amor e do renascimento do homem é possível conhecer e se achegar até o Graal.
Enquanto o primeiro grupo acredita que pela força vai restabelecer o nome da Ordem, o segundo, busca preparar-se espiritualmente para se tornar “digno de conhecer os mistérios do Cristo”. Para esses, o que importa é o alimento que “não perece, mas dura para a vida inteira”.
Antes de ser um Cavaleiro Templário capaz de “combater o bom combate” o Cavaleiro deve se tornar um bom Monge e isso São Bernardo que escreveu as regras da Ordem dizia desde a fundação da mesma.
O mal gera o mal e só o bem vence o mal.
Deus não escolhe os preparados, mas prepara os escolhidos.
A sabedoria do homem é loucura diante de Deus.
É impossível se chegar ao sagrado pela via do intelecto.
Só se chega ao sagrado pela via do coração.
Se o Iniciado não deixar seus sonhos e fantasias sobre a iniciação e a Ordem do lado de fora do Templo, não pode conhecer o segredo que é revelado aos puros de coração.
Deus fala ao homem de diversas maneiras e, é preciso que o homem esteja sempre aberto a mensagem de Deus.
Nenhum mistério pode ser revelado de uma só vez. Na medida em que o Iniciado vai caminhando em direção ao Graal, ele vai recebendo informações que, como um quebra cabeça, vão se encaixando peça por peça, para a formação de um novo quadro. Assim os enigmas vão se tornando visíveis ao seus olhos.
É preciso que a mente vá se expandindo e se fundindo à luz. Dessa expansão começa a surgir o desvendar dos mistérios. Ninguém, por mais alto grau que ocupe na Ordem tem o poder de transmitir a outrem os ensinamentos sagrados. De torna-lo novo homem. Só o Iniciado pode se colocar em condição de receber tais ensinamentos de acordo com o grau de seu desenvolvimento pessoal. Daí o Cristo ter revelado que “muitos são chamados e poucos os escolhidos”.
Se o Iniciado não tiver o coração aberto e a pureza em seu coração não consegue enxergar o que só os puros de coração podem conseguir.
Os segredos são passados de geração em geração aos que são dignos de receberem os mistérios do Cristo.
Não cabe ao homem querer, estudar e/ou procurar nenhuma técnica para se colocar em condição de ser merecedor dos mistérios, é preciso se entregar e se colocar à disposição do sagrado. É preciso vencer a si mesmo. Vencer o seu ego.
Sem abrir o seu coração a Deus, sem se entregar a uma nova vida, sem abandonar os velhos vícios é impossível renascer. Sem renascer, é impossível encontrar o “reino de Deus”.
A sabedoria Templária consiste no renascimento do homem, em colocar prática os ensinamentos sagrados. Em se entregar ao Deus da justiça, do amor, do perdão, da solidariedade, da fraternidade, da bondade, da compreensão...
Muitas vezes o Iniciado é convidado a voltar ao ponto de partida para que o caminho seja melhor compreendido. Daí os Templários terem construído tantos labirintos. Esses labirintos levam o curioso a desistir ou então se enveredar por outros caminhos.
Em Hebreus 4 lê-se que “não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar”, portanto, ninguém pode preparar ao outro, é preciso que cada um se coloque diante do santuário de forma pura e limpa, para ali permanecer e ser merecedor do conhecimento dos mistérios de Deus, caso contrário, terá olhos e não verá e ouvidos e não ouvirá.
Os primeiros Templários - Irmãos Maiores da Ordem - ao tomarem conhecimento de tantos mistérios assumiram um compromisso com Deus de os resguardar, assim vem sendo feito através dos séculos.
Só o Iniciado, por si mesmo, por seus próprios méritos pode chegar ao Graal. Eis a sabedoria Templária, pois ela provém de Deus.

Fr. A.N. 

prior.br@gmail.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.