Extinta há quase 700 anos, a Ordem do Templo é
quase um mito urbano, tornado ainda mais atraente por Dan Brown em 0 Código Da
Vinci.
Entre as centenas de romances pseudo-históricos
publicados nos anos mais recentes, tanto entre os que contêm uma vertente
fortemente esotérica como naqueles que se pretendem mais realistas, há uma
presença quase constante. Referimo-nos, claro está, à famigerada Ordem do
Templo, cujos membros, os célebres cavaleiros templários, dão origem aos mais
diversos mitos, especialmente depois do sucesso de O Código Da Vinci, de Dan
Brown.
De autênticos santos, que deram a vida para salvar
de um maquiavélico Papa o Santo Graal, até membros de uma sociedade secreta,
capazes dos actos mais bárbaros para angariar poder e dinheiro, já tudo se
disse a respeito dos membros desta ordem.
Claro que, com tantas nuvens a ensombrar a sua
existência, ninguém sabe muito bem o que era, realmente, a Ordem Militar e
Religiosa dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão. Dela se diz
ter estado na posse do Graal, de uma biblioteca onde se destacavam tomos que
sobreviveram à destruição da biblioteca de Alexandria e de um tesouro
incalculável. Uma tal riqueza que ainda hoje, quase 700 anos passados sobre a
sua extinção, são muitos os que continuam à procura do tesouro dos templários.
Outra questão curiosa diz respeito à fulgurante
ascensão da Ordem do Templo. De pequeno grupo com apenas nove membros em 1118,
em menos de dois séculos transformou-se na mais poderosa organização da Europa,
com propriedades em vários países e com uma capacidade financeira que lhe
permitiu, até, emprestar dinheiro a monarcas. Independente das hierarquias
religiosas da época, na dependência directa do Papa, a Ordem do Templo gerou
tantas invejas que não admira que, quando Filipe, o Belo, rei de França,
resolveu persegui-la, tenham sido muitos os que a ele se aliaram.
E ainda cedo, porém, para falarmos da extinção dos
templários. Deixemos isso para o final do artigo e analisemos aquilo que se
passou nestes movimentados séculos da História da Europa. Para contar a
história da Ordem do Templo é necessário recuar até Março de 1095, quando
Alexius 1, imperador do sacro império romano do Oriente, enviou ao Papa Urbano II
um pedido de auxílio contra a ofensiva turca. Surpreendido pela missiva em
pleno concílio de Piacenza, Urbano vê nele uma rara oportunidade de fazer sarar
as feridas deixadas pelo grande cisma de quatro décadas antes de voltai a
colocar todos os cristãos sob a alçada do papado.
Oito meses são necessários para que o Vaticano
defina a sua estratégia. Em Novembro do mesmo ano, no concílio de Clermont,
Urbano profere um discurso apaixonado para nobres e sacerdotes, no qual exige o
envolvimento de todos para libertar a cidade santa de Jerusalém das mãos dos
infiéis turcos.
Para além dos propósitos religiosos, esta operação
teria, ainda, as vantagens de reduzir a densidade populacional em França
(considerada à época um grave problema) e de dar à nobreza algo com que se
ocupar (as questões intestinas entre nobres eram cada vez mais frequentes e não
raramente tomavam-se crimes). “Permiti que os ladrões se tomem cavaleiros! “,
afirmou o sumo pontífice.
Naquele que é considerado um dos mais importantes
discursos da História da Europa, o Papa logrou reunir um continente inteiro sob
a mesma bandeira e com idêntico objectivo (ainda que com diversidade de
razões). E assim, a 15 de Agosto de 1096, tinha início a Primeira Cruzada
(embora meses antes tivessem já partido milhares de peregrinos de escassas
posses, que viriam a morrer na sua quase totalidade vítimas da doença, da fome
e dos ataques de saqueadores).
Encontrando pela frente um inimigo dividido e pouco
organizado, a cruzada transformou-se num autêntico passeio para os nobres
europeus. Ainda por cima armaduras revelavam-se virtualmente incapazes contra
as armaduras e cotas de malha dos cavalei
ros, que menos de três anos após a partida estavam já a organizar o cerco à cidade santa. Em clara superioridade numérica e tecnológica, os cruzados conseguiriam tomar Jerusalém em Julho de 1099.
ros, que menos de três anos após a partida estavam já a organizar o cerco à cidade santa. Em clara superioridade numérica e tecnológica, os cruzados conseguiriam tomar Jerusalém em Julho de 1099.
A tomada de Jerusalém foi extremamente sangrenta. A
quase totalidade dos habitantes – muçulmanos, judeus e, até, cristãos orientais
– foi massacrada. Segundo a Gesta Francorum, um livro de autor anónimo que se
crê ter sido escrito por um cruzado, diz que “a carnificina foi tão grande que
os nossos homens caminhavam em sangue até aos tornozelos”.
Tomada a cidade, o poder foi entregue a Godofredo
de Bolhão. Depois de re cusar o título de rei, dizendo que jamais usaria uma
coroa de ouro na cidade onde Nosso Senhor usara uma coroa de espinhos, viria a
aceitar apenas o título de Protector do Santo Sepulcro. Infelizmente, porém, o
“reinado” de Godofredo durou pouco. Uma estranha doença, que muitos
consideraram consequência de um envenenamento, matá-lo-ia em 1100. Desta forma,
foi o seu irmão Balduíno a assumir o poder. Sem os pruridos de Godofredo,
aceitou a coroa e o trono de Jerusalém como Balduíno I.
Após a morte sem deixar descendência de Balduíno I,
o reino de Jerusalém atravessou uma fase complicada. A primeira ideia foi
entregar a coroa a Eustáquio, irmão mais velho de Godofredo e de Balduíno. As
movimentações de Joscelin de Courtenay, porém, levaram a um volte-face. No
trono acabaria Balduíno de Bourcq, primo dos dois irmãos, que reinaria como
Balduíno II.
Seria este monarca a receber, logo no seu primeiro
ano no trono, a visita de Hugo de Payens que, com outros oito cavaleiros do
condado de Champagne, se foi oferecer para garantir a segurança nas estradas
para a Terra Santa dos peregrinos cristãos que, provenientes da Europa,
pretendiam chegar a Jerusalém. Os ataques dos salteadores (não apenas
muçulmanos mas, em muitos casos, também cristãos) faziam inúmeras vítimas e,
apesar de múltiplas tentativas, nunca os cruzados tinham conseguido garantir a
segurança da costa até à cidade santa.
Balduíno aceitou a proposta e entregou aos nove
cavaleiros instalações no Monte do Templo, no local onde, diz a tradição,
estariam instaladas as cavalariças do rei Salomão. A localização das suas
instalações originais viria a justificar parte do nome da ordem.
Logo nos seus primórdios os mistérios começam a
adensar-se em tomo dos templários. Durante os nove primeiros anos de existência
da ordem, nem um só cavaleiro se alistou nas suas fileiras. Segundo os que
crêem em explicações místicas, isto deveu-se ao facto de os membros originais
da ordem se terem dedicado a buscas incessantes no local onde se erguera o
Templo de Salomão. Levando esta possibilidade ao extremo, os templários teriam
encontrado (pelo menos) parte do grande tesouro de Salomão, incluindo a Arca da
Aliança, e justificando a rápida angariação da sua fortuna. Mais racional é a
justificação dada pelas ordens que se dizem herdeiras dos templários – nos
primeiros anos, os votos da Ordem do Templo (castidade, pobreza e obediência)
desmotivavam quaisquer interessados.
É em 1127 que se assiste a um enorme progresso por
parte dos templários, em grande parte devido aos esforços do abade cisterciense
Bernardo de Claraval. Para além de escrever os estatutos da Ordem do Templo,
com base nos da de Cister, Bernardo envia a Hugo de Payens uma carta que
garantirá aos templários o apoio de toda a cristandade. Esta missiva, com o
título De Laude Novae Militia (Elogio à Nova Cavalaria, em tradução livre),
correria mundo e angariaria inúmeros recrutas entre a nobreza, para além de uma
enorme quantidade de donativos em dinheiro e terras, provenientes de nobres
que, por um ou outro motivo, não podiam juntar-se à ordem.
Por estranho que pareça, esta generosidade de
nobres e monarcas para com os templários começa a fazer-se sentir em Portugal
antes mesmo de Bernardo de Claraval dar início à sua campanha de marketing em
favor da ordem. O historiador André Jean Paraschi, na sua História dos
Templários em Portugal, admitindo a possibilidade de doações anteriores, refere
a oferta, ainda em 1126 e por parte da rainha D. Teresa (mãe de D. Afonso
Henriques), da vila de Fonte Arcada, perto de Penafiel, para além de herdades,
quintas e solares ofertados por outros proprietários.
Segundo o frei Bernardo da Costa, na sua História
da Militar Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo publicada em 1771, foi na Fonte
Arcada que os templários instalaram a sua primeira sede em território
português. Tal facto leva a colocar em dúvida a possibilidade de, nessa primeira
fase, o seu principal papel ser militar – já que Penafiel ficava bastante longe
da frente de combate contra os mouros.
Dois anos volvidos, a sede dos templários muda de
local e, agora sim, parece ter já um papel militar. As instalações ficam,
agora, no castelo de Soure, também doado por D. Teresa. Situado na confluência
de três rios (Arunca, Anços e Arão, todos afluentes do Mondego), Soure funciona
como guarda avançada à cidade de Coimbra. Por curiosidade, será às portas deste
castelo que, em 1144, os templários sofrem uma das suas mais pesadas derrotas
em Portugal, perante as tropas de Abu Zakaria, vizir de Santarém.
A lista, a partir daqui, engrossa rapidamente –
muito em especial após a independência e a subida ao trono da dinastia de
Borgonha. Esta simpatia dos descendentes do Conde D. Henrique pela Ordem do
Templo poderá estar relacionada com a proximidade entre a nobreza da Borgonha e
a de Champagne – de onde vieram os templários originais – ou com o facto de o
grande ideólogo do templarismo, Bernardo de Claraval, ser ele próprio um
borgonhês de nobres famílias.
Enquanto a nobreza portuguesa ia dando aos
templários quintas e herdades a um ritmo alucinante, contribuindo decisivamente
para o enriquecimento da ordem e para o incremento das fontes de receita, D.
Afonso Henriques e os seus sucessores seguiam uma estratégia distinta: as suas
doações, em terrenos ou fortificações, situavam-se em zonas estratégicas do
País. Os reis reconheciam o poder militar dos templários e atribuíam-lhes
funções de primeira linha de defesa contra possíveis ataques de muçulmanos ou
castelhanos.
Mas os templários não se limitavam a um papel
defensivo. Na maior parte das batalhas da Reconquista, os reis de Portugal
puderam contar com soldados da Ordem do Templo entre as suas forças. Até
durante o cerco de Lisboa, quando um exército muçulmano tentou, a partir do
exterior, romper as linhas cristãs, foram os templários que estiveram nas zonas
mais quentes de combate, prestando um apoio decisivo para repelir o inimigo.
Se olharmos para o mapa de possessões templárias em
Portugal no final do século XII, verificaremos não apenas a grande quantidade
de propriedades, mas, sobretudo, a distribuição lógica e estratégica das suas
instalações militares. Pode dizer-se que Portugal foi, de facto, um dos
primeiros locais onde o empório templário começou a estabelecer-se. No entanto,
e ao contrário do que aconteceu noutros países (mormente em França), as
relações entre a coroa e a Ordem do Templo foram sempre muito estreitas, sem
que se conheçam quaisquer situações de tensão.
Uma das mais importantes doações feitas por D.
Afonso I à Ordem do Templo foi, por alturas de 1159, a do território de Nabância.
Seria aqui que nasceria Tomar, considerada a mais templária de todas as
cidades. Com o seu magnífico castelo e com uma das mais importantes igrejas
puramente templárias erigidas no Mundo (Santa Maria do Olival), Tomar terá
sido, a par de Chipre, a capital oficiosa da Ordem do Templo. A sua importância
era de tal forma grande que mereceu estrutura defensiva própria – que incluía
os castelos da Cardiga, de Bode, de Zêzere, de Almourol e da Sertã, para além
de fortificações em Pias e Domes.
Apesar de Portugal ter sido sempre um refúgio para
os templários, devido às estreitas ligações que a ordem tinha com os monarcas,
a sua presença entre nós não foi sempre pacífica. Logo durante a reconquista, o
primeiro bispo cristão de Lisboa, o inglês Gilberto de Hastings, tentou
convencer D. Afonso Henriques a colocar travão na autonomia templária (os seus
mestres não respondiam senão perante o Papa), mas os seus intentos sairiam
gorados.
Quando, a 13 de Outubro de 1307, Filipe, o Belo,
rei de França, com a conivência do Papa Clemente V, logrou concretizar a
extinção dos templários, vários monarcas europeus obedeceram às instruções
papais. Não foi o caso de D. Dinis. O rei português exigiu, em troca, que o
Vaticano o autorizasse a criar uma nova ordem militar e religiosa, que recebeu
o nome de Militar Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Temendo que, caso não acedesse à solicitação do rei
português, Dinis permitisse a permanência dos templários no seu território,
Clemente V aceitou. Aquele que ficou para a história como rei-poeta mas que não
era, por isso, menos competente em termos políticos, não perdeu a oportunidade.
Transferiu os bens templários para a novel ordem, evitando que caíssem nas mãos
papais, e integrou os cavaleiros da Ordem do Templo que o desejassem na Ordem
de Cristo, permitindo-lhes escapar à perseguição do Vaticano.Graças a estas
medidas, Portugal manteve a capacidade militar e a cultura dos templários,
ainda que agora ocultas sob outro rótulo. Seriam os templários a sugerir a
plantação do Pinhal de Leiria, para drenagem das áreas pantanosas e para obter
madeira para a construção de uma frota. E não foi por acaso que, quando
partiram para os Descobrimentos, as naus portuguesas ostentavam nas velas a
cruz templária. Mas isso são contas de outro rosário…
in Revista Focus (13/6/2006) [José Colaço]
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