sexta-feira, 9 de maio de 2014

Templários do GPTB visitam São Pedro de Rates e Barcelos


São Pedro de Rates

  Importantes sítios Templários com seus signos, símbolos, construções e segredos são visto na Igreja de São Pedro de Rates e em Barcelos, em Portugal.
 
A Igreja Românica de São Pedro de Rates, foi construída entre os séculos VIII e IX e doada em 1.100 ao Priorato Beneditino da Ordem de Cluny. Apesar disso, a Igreja guarda inúmeros símbolos Templários, o que torna evidente a presença da Ordem naquele local. 

 A Igreja de São Pedro de Rates é considerada uma das primeiras Igrejas construídas em Portugal.
As marcas da Ordem Templária podem ser vistas nas paredes, portas, altar e nas próprias tumbas.
Com a “dissolução” da Ordem pelo Papa Clemente V, em 1307, ao contrário do que se dizia sobre sua extinção, a mesma foi abrigada pelo Rei, em Portugal, onde passou a chamar-se Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo.
 
As marcas Templárias estão claras e evidentes na história de Portugal e pode ser vista na Bandeira daquele País, em vários de seus monumentos e nas caravelas portuguesas que de lá partiram para os descobrimentos, inclusive o do Brasil, onde a cruz Templária era sinal do financiamento das expedições e da presença da Ordem.
 
"O Castelo" em Barcelos e os símbolos Templários.

O acervo existente em Portugal é grande. Não está apenas em Tomar uma das mais belas, ricas e vivas presença da Ordem Templária naquele País mas em muitos sítios arqueológicos nos mais diversos recantos de Portugal.

São Pedro de Rates guarda também algumas tumbas, as quais estão expostas do lado externo da Igreja. Um fato que chama a atenção naquela Igreja milenar é que a construção é redonda, relembrando a Igreja do Santo Sepulcro, ou seja, a Igreja primitiva de Jerusalém.
O Gran Prior Fr. A.N., do Gran Priorato Templário do Brasil – GPTB – Cavalaria Espiritual São João Batista, que em 2010 esteve lá pela primeira vez, acompanhado da Sor. Cátia Santiago, retornou em abril passado àquele local com a Sor. Cátia onde puderam conhecer mais uma parte da história da Ordem.

Outro encontro marcante com a história Templária em Portugal aconteceu na cidade de Barcelos, onde os quatro visitaram outro importante sítio arqueológico.
Barcelos tem sua história reconhecida em 1177 quando recebeu das mãos de Dom Afonso Henrique a carta Foral. Apesar disso o povoado tem origem romana, ou seja tem marcas antes mesmo do reconhecimento do Rei.
Fica claro em sua história e cultura que em Barcelos a arquitetura remonta à pré-história e mescla os estilos românico e gótico.
A ponte medieval de Barcelos é tombada como Monumento Nacional a exemplo das Igrejas Medievais de Abade de Neiva e Manhete que são típicas construções românicas.
O Paço do Duque é onde se encontra um grande acervo Templário e juntamente com a Igreja Matriz compõem o centro histórico da cidade que também é rica em casas em estilo medieval.
Mesas sacras, torres, pedras, tumbas esculturas e diversas outras obras são a marca presente da Ordem dos Cavaleiros Templários naquele local.
A venera de oito pontas usada até hoje pelos Templários está presente em várias partes da construção, também outras cruzes e símbolos. A construção do “Castelo” como é chamada pelos barcelenses data dos idos de 1400 e não deixa dúvidas da presença da Ordem em Barcelos.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.