sexta-feira, 9 de maio de 2014

Toledo acervo vivo da Ordem Templária na Espanha


Os Fr. A.Neves e Francisco De Miguel

O Fr. A.N. Gran Prior do Brasil, acompanhado da Sor. Cátia Santiago Membros do Gran Priorato Templário do Brasil – GPTB – Cavalaria Espiritual São João Batista, estiveram em Toledo, Espanha, no mês de abril, onde foram fazer uma visita ao Fr.++ Francisco De Miguel, Comendador Templário de Toledo, Gran Priorato da Espanha e a Cidade Templária que abriga uma das mais ricas e belas catedrais da Europa, a Catedral de Toledo.

Cripta Catedral de Madri
Antes de embarcarem para Toledo os Irmãos Fr. A.N. Gran Prior do Brasil, acompanhado da Sor. Cátia Santiago estiveram na Cripta da Catedral de Madri a qual sustenta a Catedral com suas dezenas de colunas entalhadas, cada qual com símbolos e esculturas diferentes. Lá os Irmãos estiveram aos pés de Nossa Senhora da Flor de Lis. Ali assistiram a uma Missa celebrada pelos Padres locais.
 
Em Toledo os Templários do Brasil foram recebidos pelo Comendador e pela Dama Templária Sor. Charini Lopez Revenga em suas residências.

Durante a estada em Toledo puderam conhecer a Catedral com seus símbolos ocultos como a presença de 11 apóstolos e de Maria Madalena que durante o Ministério de Jesus acompanhou o Mestre até Sua crucificação. Também conheceram outros lugares e viram outros símbolos ocultos aos milhares de turistas que visitam  anualmente àquela que foi a capital Hispânica visigótica, até a conquista moura Ibérica, no século VIII.
A Catedral é uma obra prima da arte e arquitetura medieval, rica em detalhes, pinturas, esculturas, peças em bronze, vitrais de cores e forma espetaculares.

Acompanhados do Comendador de Toledo os Irmãos do Brasil estiveram também no Castillo de Peñas Negras, do povo da cidade de Mora, província de Toledo. O local é extremamente estratégico e de lá é possível avistar outros sítios Templários onde o turista não vai.

Em Toledo a presença de Dom Quixote também é notada em várias localidades.

Conta a história de Toledo que em 25 de maio de 1085 o rei Afonso VI, de Castela, recuperou a cidade das mãos dos mouros, iniciando ali a reconquista que se concretizou no reinado de Leão e Castela.

A cidade sempre foi conhecida e famosa pela produção de aço, na produção de espadas, o que é até os dias de hoje. Ali também são manufaturadas facas, punhais e outras ferramentas de aço.

Em 1561 Felipe II, de Espanha mudou a Corte de Toledo para Madri.

A cidade foi considerada por Cervantes como a “glória da Espanha”. A parte antiga da cidade cercada pelo rio Tejo encontra-se situada no alto de uma montanha.

Muitos são os sítios arqueológicos existentes em Toledo. A cidade é reconhecida por sua tolerância religiosa e ainda possui comunidades de judeus e mulçumanos, apesar dos mesmos terem sido expulsos da Espanha em 1492.

Monumentos religiosos como as Sinagogas de Santa Maria a Branca e El Transito e a Mesquita de Cristo da Luz são alguns dos monumentos religiosos presentes em Toledo.

A visita dos Irmãos brasileiros aos Irmãos de Toledo foi por demais impressionante do ponto de vista histórico e místico. Para os Irmãos que acompanharam o Gran Prior e que estavam tendo o primeiro contato com a história medieval onde tudo aconteceu os momento foram muito marcantes.
 
Na entrevista a seguir é possível conhecer um pouco dos enigmas de Toledo e sabendo separar “o joio do trigo” entender a herança deixada pelos Templários em Toledo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.