sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Bandeira da Ordem do Templo foi a primeira hasteada no Brasil


BANDEIRA DA ORDEM DE CRISTO (1332 - 1651)

A Bandeira Nacional é o símbolo mais importantes de um país, junto ao seu hino.
No Brasil deve ser hasteada em escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas, em dias de festa ou de luto nacional. 
Seu hasteamento deve ser feito pela manhã e a arriada ao entardecer. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bem iluminada.

Nos edifícios do governo, ela é hasteada todos os dias. Também é exposta em situações em que o Brasil é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos. Durante toda sua história, o Brasil teve várias Bandeiras até que se concretizasse a atual. 

Foi a bandeira hasteada pelos portugueses no Brasil na Época do Descobrimento.
Primeiro símbolo da história brasileira, a Cruz da Ordem Militar de Cristo estava pintada nas velas das 12 embarcações (uma perdeu-se no mar em 23 de março de 1500) que chegaram em terras brasileiras no dia 22 de abril de 1500. 
É segundo o que consta da carta do escrivão da esquadra, Pero Vaz de Caminha , a bandeira com essa cruz estava presente no momento da partida: 
"Ali estava com o Capitão a bandeira de Cristo, com que saíra de Belém, a qual esteve sempre bem alta, da parte do Evangelho."
Essa bandeira, da qual fala Caminha, era da Ordem Militar de Cristo. 
A CRUZ DE CRISTO é uma figura composta:  “Uma cruz grega branca sobreposta a uma cruz patée vermelha, que lhe serve de campo”.
Uma ordem militar era uma instituição militar e religiosa restrita aos nobres, que nela eram admitidos mediante sagração no grau de cavaleiro, para combater os hereges (muçulmanos), tornando-se verdadeiros monges-soldados.
A Ordem Militar de Cristo era a sucessora portuguesa da Ordem dos Templários e foi criada pelo rei de Portugal, D. Diniz em 1319. 
A Ordem dos Templários foi fundada por Hugo de Payers em Jerusalém, durante as Cruzadas e sua sede era o Templo de Salomão e daí veio o nome: “Cavaleiros do Templo ou Templários”.  Conseguindo enriquecer com rapidez, a ordem atraiu para si a oposição de muitos reis e dos devedores. Após prisões, julgamentos e mortes em fogueiras, o papa Clemente V dissolveu a ordem. 
D. Diniz , usando de diplomacia, solicitou ao Papa a permanência da Ordem dos Templários em Portugal. Conseguindo a autorização, alterou o nome da ordem para Ordem Militar de Cristo. Como essa ordem foi a grande financiadora de várias expedições marítimas dos portugueses, é natural que seu símbolo estivesse presente em várias expedições marítimas: - Cabo Não, Gran Canária, Porto Santos, Açores, Gojador, Cabo Branco, Costa dos Negros, Cabo da Boa Esperança, Índia e nas embarcações que chegaram ao Brasil.
A Ordem de Cristo, rica e poderosa, patrocinou as grandes navegações lusitanas e exerceu grande influência nos dois primeiros séculos da vida brasileira. 
A cruz de Cristo estava pintada nas velas da frota cabralina e o estandarte da Ordem esteve presente no descobrimento de nossa terra, participando das duas primeiras missas. Os marcos traziam de um lado o escudo português e do outro a Cruz de Cristo.

Podemos observar que o time de futebol, Vasco da Gama (RJ), tem como símbolo uma cruz conhecida como a Cruz de Malta. Na realidade não é esse o seu nome e sim, Cruz da Ordem Militar de Cristo, sendo a Cruz de Malta, outra cruz.


http://www.circulomonarquico.com.br/bandeiras_historicas_2.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.