sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Gran Priores do Brasil e Paraguay encontram-se com Grão Mestre



Os Gran Priores Fr.+++ Albino Neves e Fr. +++ José Riquelme, do Brasil e Paraguay, respectivamente, estiveram em Portugal, no final do mês de janeiro de 2015, em visita ao Príncipe Regente e Grão Mestre da OSMTH, Don Fernando Pinto de Souza Fontes Campelo.

O Grão Mestre de 85 anos de idade, a maioria deles dedicados à Ordem dos Cavaleiros Templários possui um acervo de livros, documentos, honrarias e histórias Templárias que datam de séculos passados e que ocupam três andares de seu edifício. Grande parte do acervo foi herança de seu pai o Grão Mestre Antônio Campelo Pinto de Souza Fontes, que lhe transmitiu o comando da Ordem.
Don Fernando possui ligações através de sua árvore genealógica que datam desde o Período Medieval, desde Carlos Magno, tendo em sua linhagem importantes figuras na história de Portugal e na ligação com a Ordem do Templo, conforme destacou ele em conversa que manteve com os Gran Priores.

Lucido e possuidor de grande cabedal de cultura Templária, Don Fernando fala com os olhos brilhando sobre a história da Ordem e de seu pai Don Antônio Campelo.
Segundo o Grão Mestre atualmente a OSMTH, sob sua direção, encontra-se firmada em mais de 70 países do mundo, conforme mostrou ele em um arquivo devidamente organizado.
Muito ligado à cultura de seus antepassados, o Grão Mestre faz questão de preencher e subscrever manualmente cada documento enviado aos membros da Ordem.
Don Fernando Pinto recebeu os Templários com muito amor e carinho. Sempre acompanhado de sua fiel escudeira V. Ribeiro, o Grão Mestre abriu seu arquivo pessoal e as salas onde guarda grande parte do acervo da Ordem, mostrando e discorrendo sobre livros, documentos e passagens históricas da Ordem do Templo.
A visita ao Grão Mestre foi devidamente agendada com antecedência, como é de praxe, através da Sor.++ S. Ostertag Ruttia, do GPTP.
Em data e hora marcadas o Don Fernando estava à espera dos Gran Priores e fez questão de recebe-los na porta do sétimo andar de seu prédio.


Depois dos cumprimentos e de ter recebido do Fr. +++ Albino Neves o standart do Gran Priorato Templário do Brasil – GPTB - Cavalaria Espiritual São João Batista – CESJB- e Visitador da América latina do GPIT-SOMTH, e do Fr. +++ José Riquelme, Gran Prior do Paraguay e  Legado Magistral da América - OSMTH, a bandeira do Paraguay, o Grão Mestre conduziu a ambos aos seus gabinetes. Também estava presente ao encontro o jovem Escudeiro Gabriel Riquelme Ostertag.


No dia anterior ao encontro José Riquelme esteve com o Grão Mestre acompanhado da Sor.+ C. Bozzano, que também acompanhou a Sor.++ S. Ostertag,  em sua visita e agendamento a Don Fernando.
No primeiro encontro Don Fernando gentilmente gravou uma mensagem aos + Fr. e + Sor. de ambos os Gran Prioratos.


Durante a gravação da mensagem aos irmãos do Brasil Don Fernando deixou escapar que faria logo a seguir reconhecimento ao Gran Prior Fr. +++ Albino Neves nomeando-o Magnus Officialis, da OSMTH, subscrevendo à mão o Diploma que lhe foi entregue com sua assinatura e a devida marca d’água.
O Grão Mestre também nomeou a Chanceler e Mestre de Cerimonias do GPTB, Sor.++ Cátia Santigo, Comendadora do Brasil, entregando nas mãos do Gran Prior o Diploma que deveria ser repassado a mesma.


Os Gran Priores Fr. +++ Albino Neves e Fr. +++ José Riquelme também foram agraciados pelo Grão Mestre com vários livros devidamente autografados e deixaram para Don Fernando uma mensagem onde exaltaram a mais alta patente da Ordem e agradeciam a acolhida e a hospitalidade.


Os Templários Fr. +++ Albino Neves e Fr. +++ José Riquelme saíram felizes com a hospitalidade e o carinho com que foram recebidos pelo Grão Mestre e também com as homenagens, presentes e com tudo o que viram e ouviram de Don Fernando, sem saberem o que lhes 
aguardava na visita seguinte onde tratariam da união Templária da América Latina, cujo documento foi assinado em Córdoba por ambos Gran Priores e pelo Gran Prior Fr. +++ Victor Bassino, da Argentina, na presença da Chanceler Sor. ++ Mary Sur, do GPTA e do Vice Gran Prior Fr. ++ Adaniel Barbosa, do GPTB, após a Convenção realizada naquele País em novembro de 2014, o qual citaremos com maiores detalhes em nosso Blog em matéria específica.
As horas ao lado do Grão Mestre pareceram minutos, ficando agendada uma nova visita para dez dias depois.
Durante o período que antecedeu a nova visita, os Gran Priores mantiveram contatos e compromissos Templários em Santiago de Compostela, Madri, Toledo, Guimarães, Lisboa, Fátima e Tomar.

Em Toledo o Mestre de Armas Fr. ++ Fco. Miguel como sempre o faz, recebeu a ambos com toda cortesia e generosidade. Pouco mais tarde, também estiveram reunidos com os três, a Sor. ++ Laura, Priora da Espanha e o Gran Prior da Espanha Fr. +++ Ancelmo Crespi.
De volta ao convívio com o Príncipe Regente Don Fernando, o Gran Prior Albino Neves entregou-lhe dois de seus livros: “O Andarilho – A viagem rumo ao infinito” e “Na Terra dos Monges do Deserto” e um guia sobre o Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, rota de peregrinação que liga Tombos ao Pico da Bandeira, a Montanha Sagrada do Brasil, a qual foi reativada por ele após sua vinda de Israel, onde peregrinou os caminhos percorridos pelo Mestre Jesus Cristo ao lado dos Fraters + Eustáquio Palhares e ++ Lucas Izoton. Também deixou-lhe fotos do Templo, sede da Ordem no Brasil e de iniciações Templárias realizadas no GPTB-CESJB e reportagem versando sobre o trabalho social desenvolvido pela Ordem, além do relatório anual do GPTB.

Neste dia já sem os devidos paramentos os Gran Priores + Albino Neves e + José Riquelme sentiram-se mais à vontade, tendo em vista que em ambas as visitas o Príncipe Regente Don Fernando Pinto de Souza Fontes Campelo, não estava paramentado.
Em seu gabinete de Grão Mestre, todo decorado com móveis e adornos de séculos passados, Don Fernando abriu seu precioso acervo, onde guarda a história de seus antepassados, começando a discorrer sobre a mesma, permitindo aos seus convidados gravarem por mais de dez minutos trechos da história do Templo desconhecida por muitos.
De volta a sala onde encontra-se o acervo das filiações dos membros da Ordem em todo o mundo, Don Fernando agraciou os dois Gran Priores com a Medalha dos 700 anos da morte de Jacques De Molay.
Terminadas as homenagens, todos rumaram para o sexto andar, onde Don Fernando pediu para abrir um vinho do Porto de sua reserva pessoal e juntos brindaram o encontro.


Ao retornarem para o sétimo andar aproveitaram para as últimas fotografias e cumprimentos, tendo Don Fernando Pinto de Souza Fontes, convidado a ambos retornarem outras vezes, aproveitando a ocasião para mandar um forte abraço Templário a todos os + Fr. e + Sor. do Brasil, Paraguay e toda a América do Sul, representada naquele momento por ambos.

Com a nomeação de Magnus Officialis da OSMTH, o Gran Prior Fr. +++ Albino Neves passa a ter vínculos direto com a ramas da SMOTH, GPIT e OSMTH, desta feita a visita teve para ele um sentido muito especial. Sua iniciação Templária se deu em Palma de Maiorca, Baleares, Espanha, por indicação do Gran Prior Internacional Fr. +++ Victor Iacopo do GPIT por quem o Gran Prior tem grande apreço, respeito e consideração, além de ser um fiel Soldado de Cristo.

O Gran Prior Fr. +++ José Riquelme declarou que as visitas ao Príncipe Regente e Grão Mestre Don Fernando Pinto de Souza Fontes foram o ponto máximo de toda via sacra Templária que fez na Europa ao lado do Fr. +++ Albino Neves e que levava para o Paraguay a bagagem cheia de novas informações e conhecimentos Templários para dividir com os Irmãos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.