quarta-feira, 3 de maio de 2017

A Escolha

Em uma comunidade existia um líder que sempre trabalhou em favor de sua gente e de seu lugar e, certo dia ele anunciou que buscava um novo líder para guia-los.
Ao tomar conhecimento de que aquela era a vontade do líder muitos diziam entre si: Ele deve me escolher pois eu sou o mais forte; Acho que serei eu o escolhido, sou seu parente; Acredito que eu serei o escolhido pois sou o mais sábio... e, assim, muitos achavam que seriam o escolhido. No entanto, os dias se passavam e o líder nada falava a respeito.
Passado algum tempo quando todos pareciam ter esquecido o assunto o líder reuniu a todos e lhes disse: “Sei que vocês haviam pressentido que eu estava para escolher um novo líder, e estou aqui para dizer-vos que não estavam errados e, hoje, eu vim apresentar-lhes o nome do escolhido”.
O silêncio se fez presente, ouvia-se apenas os corações batendo de forma acelerada. O suspense tomou conta de todo o ambiente.
O líder então começou a discorrer sobre a forma da sua escolha:
Sei da força física de alguns de vocês, do meu parentesco com outros, e também dos conhecimentos intelectuais de outros. Portanto peço que observem o critério de escolha pois amanhã poderá ser um de vocês que terá que fazer esta mesma escolha.
Nos últimos meses pedi a uma pessoa que não conhecia nenhum de vocês para que os observasse e que depois de uma observação atenta, neutra e imparcial me dissesse o que tinha visto e este foi o relatório por ele apresentado:
Mestre enquanto muitos discutiam entre si sobre quem deveria ser o escolhido havia um que se mantinha em seu trabalho, sem se importar se fazia sol ou chuva;
Também observei que ele sempre era o primeiro a chegar e que sempre preparava tudo para que todos encontrassem a casa arrumada em seus mínimos detalhes;
Notei que apesar de ser o primeiro a chegar era ele o último a sair;
Observei que nas horas em que era necessário pegar nas partes mais pesadas de alguma tarefa, ao invés dele mandar ou pagar a alguém para fazer o serviço era ele o primeiro a pegar no pesado, servindo assim de exemplo para os demais.
Notei que ele nunca deixou de cumprir com seu trabalho e, mesmo que outros não tivessem comparecido ao trabalho por questões pessoais ou mesmo por indisposição ele lá estava sempre pronto, sem murmurar ou se omitir;
No entanto, tenho que confessar que ele não é o mais forte entre os demais, nem é seu parente, também não parece ser o mais culto intelectualmente;
Em contrapartida, posso lhe garantir que ele é determinado, que não espera que lhe mandem ou peçam para fazer algo, sempre faz o que é necessário, sem se preocupar se os demais vão reconhecer o seu trabalho ou não, sem buscar aplausos;
Tem o prazer de servir e de ver os outros felizes;
É grato por tudo e tem uma fé inabalável. Não tem medo de nada e diz que o Senhor sempre o protege e que tudo é feito segundo à Sua vontade;
É amigo de todos e sempre acredita que dentro do outro existe uma parcela divina;
Ele não é o mais forte, mas não tem medo de dar a sua vida pelas nobres causas;
Ele não é o mais sábio, mas busca ouvir o seu coração para não ser injusto ou cruel;
Ele é temente a Deus e o tempo o fez ver que amar ao próximo como a si mesmo é ver Deus em tudo e em todos.
Após ler o relatório o líder disse: "peço que aqueles que se encaixem dentro deste perfil que fique no recinto e se apresente aqui para assumir sua nova função".
Aos poucos todos foram saindo um por um e o líder se viu só no meio do salão assim, ensinou a todos que um líder não pode ser fabricado, que não se é líder porque quer. Um líder aprende que enquanto houver um suspiro tem que usá-lo em favor da causa e que a todos é dado o direto de se omitir, mesmo a ele. Todos podem arrumar desculpas para não trabalhar, todos podem inventar doenças e fingir não enxergar o que tem que fazer, menos ele.
Um líder é um escolhido por Deus e por Ele preparado para exercer tal liderança, por isso deve sempre se colocar a serviço de Deus.

Fr. A.N. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.