quinta-feira, 25 de junho de 2015

Encontro Templário uma mostra de escola de fraternidade e espiritualidade


Durante o I Encontro Templário da América Latina realizado em Carangola, Minas Gerais, Brasil no período de 19 a 24 de julho dezenas de Templários do Brasil, Chile, Paraguay e Toledo/Espanha puderam viver o verdadeiro Templarismo.
Independente das Ramas Templárias, o Encontro realizou-se em um clima de fraternidade, respeito e espiritualidade conforme a tradição Templária prevista nos Estatutos da Ordem, nas 7 Virtudes de um Cavaleiro Templário e no Código Templário o que foi reconhecido e enaltecido por todos os participantes.



O Encontro que teve como principal objetivo o de fortalecer a União Templária da América Latina, quiçá do mundo, http://cavaleirostemplariosdobrasil.blogspot.com.br/2014/11/reuniao-dos-gran-prioratos-templarios.html a qual tem o aval de Don Fernando de Souza Fonte, Grão Mestre da Ordem dos Cavaleiros Templários, http://youtu.be/B6XbPdhzrKE teve também a iniciação de três novos Irmãos e duas novas Irmãs, além de visitas a Santuários, peregrinação pela rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil, almoços e jantares de confraternização, discussões sobre temas Templários, troca de experiências e vivências fraternas.


Dia 19/06 – Recepção dos Irmãos e Irmãs vindos do Chile, Paraguay e Toledo pelos Irmãos do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista; Vela de Armas, na Sala anexa à Sede do Templo do GPTB;
Reunião interna de saudação e preparação espiritual dos novos Irmãos e Irmãs; Jantar de confraternização.

Dia 20/06 – Dia dedicado a parte feminina da Ordem:

Visita ao Santuário de Nossa Senhora de Natividade - Natividade, Rio de Janeiro, seguido de Oração dos Irmãos e Irmãs, no Santuário; Visita ao marco inicial da rota de peregrinação do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil – Tombos/MG, seguida de Oração conjunta; Visita a Capela de Nossa Senhora da Luz; Almoço na Pensão/Albergue de Dona Neusa em Catuné/MG;  Visita a Gruta da Pedra Santa; Celebração Privada na Gruta da Pedra Santa; Cerimônia Privada de acolhimento de três novos Irmãos e duas novas Irmãs na sede do templo do GPTB; Jantar de confraternização.


Dia 21/06 – Cerimonia de Iniciação Pública na Igreja de São João Batista, em Caiana/MG com Missa celebrada pelo

Padre Sebastião Santana; Entrega de Diplomas aos novos membros da Ordem na Pousada Cristal; Entrega de Diploma de Participação no I Encontro aos participantes; Entrega de Diploma de membros Honoríficos do Gran Priorato Templário do Brasil aos Irmãos e Irmã: Fr.+++ José Antonio Riquelme Escudero, Gran Prior de Paraguay y Legado Magistral General para América de la OSMTH – Porto; Fr.++ Miguel Angel Chena Vera, Gran Canciller de Paraguay de la OSMTH – Porto; Fr.++ Francisco Miguel Fernández-Nieto Caballero;
Sor.++ Sagrario López Revenga; S.A.R.S. Fr.++ Francisco Javier Platoni Ramírez, Prior General de Chile y representante de la OSTMH – Porto; S.E. Fr.++ Álvaro Andrés Morales Figueroa, Preceptor General de Chile, representación OSMTH – Porto e ao Vice Prior do Brasil Fr.++ Adaniel Barbosa; Entrega de título de Gran Cruz Honoris Causa pelo Magnus Prioratus Chilenum Templi ao S.E. Fr.+++ Albino Neves Gran Prior de Brasil e entrega de título de Conde de Belforte y Cónsul do Brasil da Casa Real de Platoni pelo Presidente da Casa Platoni ; S.A.R.S. Fr.++ Francisco Javier Platoni Ramírez; Almoço de confraternização; Rodízio de Pizza, Carangola/MG.



Dia 22/06 – Peregrinação em um trecho do Caminho da Luz, o Caminho do Brasil com a participação do Comendador de São Paulo, Fr. Emerson Rossi; Ritual de Conexão a terra, seguida de Oração Essênio à Mãe Terra; Almoço de confraternização na Chácara Luz da Manhã onde todos os participantes vindos de outros países se hospedaram durante o Encontro; reunião ordinária na sede do Templo, Brasil; Jantar de confraternização; Análise dos trabalhos;

Dia 23/06 – Realização dos preparativos para a Festa de São João Batista, Patrono do GPTB e da Ordem Templária; reunião extraordinária em homenagem a São João Batista; Acendimento da fogueira pelos Grandes Priores do Brasil, Paraguay, Chile e Toledo; Encerramento dos trabalhos no interior do Templo Brasil; Comemoração à São João Batista com comidas e bebidas típicas com a participação de todos os Frates e Soros e vários de seus familiares.

Os visitantes receberam lembranças do GPTB através dos Fraters Albino Neves, Adaniel Barbosa, Dalton Neves e Eutenciano Chagas. Também foi feito um sorteio de uma obra do pintor Roger Almeida, entre os visitantes tendo a mesma sido recebida pelo Fr.++ Miguel Angel Chena Vera.

24/06 – Despedida dos Irmãos e Irmãs; Visita ao Santuário de Santa Luzia; Visita à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida; Almoço de confraternização no restaurante Mineiro - Alto Caparaó/MG; Visita ao Parque Nacional do Caparaó/MG, Lanche da tarde na Pousada Serra Azul – Alto Caparaó/MG; Despedida dos Irmãos do Chile.
Dia 25/06 – Despedida dos Irmãos de Toledo/Espanha.
O Gran Prior do Brasil agradeceu a presença de todos os Irmãos do Chile, Paraguay e Toledo, do Comendador 

Emerson Rossi, dos Irmãos Adaniel Barbosa, Aldo Luiz, Eutenciano Chaves, Alessandro Milholo, Antônio Fernando, Wanderson Braz, Maurício Martins, Renato Milholo e Dalton Neves Duarte e das Irmãs Cátia Santiago, Maria Eliza, Rosemary Almeida, Adriana Leão e Ana Cláudia e também aqueles que não podendo comparecer, justificaram a ausência e mesmo assim, ajudaram para a realização do Encontro entre eles Lucas Izoton, Warley Belo e Estáquio Palhares. Para o Gran Prior todo o sucesso do evento deve-se a participação e dedicação de cada um dos membros do Gran Priorato Templário do Brasil.

O Gran Prior do Paraguay Fr.+++ José Riquelme destacou que “este foi um marco importante para a União Templária e representou uma verdadeira escola de fraternidade que todos esperam ver reinar no Templo”.
Para o Prior Geral do Chile S.A.R.S. Fr.++ Francisco Javier Platoni Ramírez “as práticas espirituais realizadas durante o evento carregam as baterias para o enfrentamento do dia-a-dia de trabalho e da vida e nos mostra o verdadeiro sentido do Templo”.
“Saímos daqui fortalecidos e confiantes 
na União Templária Mundial. Acreditamos que se todos caminharem nesta mesma direção de respeito, fraternidade, solidariedade e busca da espiritualidade estaremos resgatando o que existe de melhor no Templo” destacaram o Fr.++ Francisco Miguel Fernández-Nieto Caballero e Sor.++ Sagrario López Revenga, de Toledo- Espanha, finalizando “Jesus nos ensinou a amar ao próximo como a si mesmo e foi isso o que vimos e vivemos aqui”.
O Comendador de São Paulo, Fr. Emerson Rossi destacou “me sinto 

renascido, fortalecido e confiante de que algo muito especial aconteceu em minha vida e na de todos que aqui estiveram”.
“Vivemos momentos mui especiais que nos fazem acreditar em um mundo melhor para todos”, destacou Fr.++ Miguel Angel Chena Vera.
Para o S.E. Fr.++ Álvaro Andrés Morales Figueroa “ o Encontro superou todas as expectativas e faz com que sintamos a vontade de que outros neste nível aconteçam o mais breve possível”.
“Quando doamos com amor, o que com amor recebemos, fortalecemos a escola do Cristo na terra” frisou o Vice Prior Fr.++Adaniel Barbosa.
A Sor.++ Cátia Santiago foi enaltecida por todos os participantes e destacou que “a Deus toda a Glória e não a nós”.

Início da rota de peregrinação do Caminho da Luz

www.caminhodaluz.org.br 








Santuário de Nossa Senhora de Natividade

Única réplica da Casa de Maria em Eféso  












                           Gruta da Pedra Santa onde reside 

                                Nossa Senhora de Lourdes







                          Capela de Nossa Senhora da Luz




                         Gruta da Pedra Santa onde reside 

                                Nossa Senhora de Lourdes







    Conexão com a Mãe Terra




                      Entrega de artesanatos Templários 






                                   Festa de São João: 

                                 Em volta da fogueira


















                              Iniciação Pública em Missa 

                            presidida pelo Padre Santana








             Saida da Missa juntos a São João Batista

              abençoando um Templário em Caiana









                            Entrega de Breves e Diplomas 

                             e recebimento de homenagens






































    Visita ao Santuário de Santa Luzia e a 

      Paróquia de Nossa Senhora Aparecida




       Visita ao Parque Nacional do Caparaó















                             O rosto de Cristo formado

                        na Montanha Sagrada do Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.