domingo, 10 de janeiro de 2016

A escolha entre os dois mundos

Para reflexão
Quando mergulhamos nas Escrituras Sagradas aprendemos muito sobre a diferença existente entre o Pai que ama o seu filho e o que ama o mundo.
Ao enviar Seu filho à terra Deus o fez através de pessoas simples como Maria e José.
Ao fazer isso nos mostrou que o que pesa na balança da evolução não é o berço em que nascemos, mas o amor que existe dentro daqueles corações.
Deus que a tudo criou enviou Seu filho pobre de bens materiais e rico em bens espirituais e aí nos dá outro grande ensinamento, de que é o espírito que deve ser rico e não a matéria, tendo em vista de que o material apodrece e por aqui fica e o espiritual floresce e alimenta o espírito pela eternidade.
Ensinou-nos que o amor deve sempre prevalecer e que amar aos nossos amigos e parentes é fácil, que devemos amar os que não nos amam, os que nos odeiam.
Mostrou-nos seu filho que diante de tudo é preciso dar graças ao Pai, pois Ele é o provedor da vida. O Criador.
Lembrou-nos que devemos nos alimentar com o alimento que não perece, mas com aquele que dura pela vida inteira.
Apresentou-nos que o alimento que dá a vida eterna é o Verbo de Deus e que se desejamos obtê-la devemos observá-lo, segui-lo, aplicá-lo em nosso cotidiano.
Quando Jesus foi tentado no deserto foi-lhe oferecido todos os bens da terra e Ele escolheu seguir os ensinamentos de Seu Pai, seguir o Caminho da Luz.
Mesmo sabendo da traição de Judas nos mostrou que não se deve interferir na lei da causa e efeito, que devemos deixar que cada um siga seu próprio caminho e escolha seu próprio destino.
Ao ressuscitar Lázaro deixou-nos claro de que nada é impossível para aquele que crê, para aquele que confia plenamente em Deus.
No poço de Jacó mostrou-nos que não faz distinção de pessoas, que todos são iguais aos olhos de Deus e que Ele é a Água Viva e quem dela bebe não sente sede jamais.
Ao virar a mesa dos cambistas na porta do Templo deixou-nos claro que a Casa de Deus não deve ser meio de comércio, mas respeitada como lugar sagrado que o é.
Ao transformar água em vinho Jesus deixou a mensagem de que é preciso transmutar a matéria (água) em vinho (espírito) para que seja possível ser transformado em algo melhor.
Na cruz, diante de toda a dor disse “Senhor seja feita a Tua vontade e não a minha” entendendo que todas as provas que nos são postas são para o nosso próprio crescimento espiritual.
Quando disse “ei vencido o mundo” deixou-nos claro que se queremos almejar a vida eterna devemos vencer o mundo e que para isso precisamos se apegar com Àquele que criou o céu e a terra.
Ao enviar Seus discípulos para a pregação da palavra de Deus pelo mundo disse que não deviam levar duas sandálias ou duas túnicas mostrando-lhes que ao homem basta ter a provisão divina pois todo excesso representa apego e fardo.
Quando afirmou “Eu sou a luz do mundo” garantiu-nos que quem segue a esta luz sai da ilusão  das trevas.
Ao obedecer a vontade do Pai ensinou-nos que assim devemos proceder se desejamos atingir a vida eterna.
“Não se serve a dois senhores” com está colocação Jesus deixa-nos claro que ou se escolhe o caminho que nos conduz ao Pai ou ao dono do mundo.
Ao deixar a mensagem de que devemos amar a Deus sobre todas as coisas mostrou-nos que o Pai é o que existe de mais importante na vida do homem, é o provedor da própria vida e que a Ele devem ser dadas todas as graças e também toda a obediência.
Quando Jesus disse que devemos amar ao próximo como a nós mesmos mostrou-nos que precisamos aprender a amar a nós com todo seu esplendor e que só nos amando abundantemente seremos capazes de amar ao próximo com toda a força e potência.
Os sagrados ensinamentos por Ele ministrados, na verdade não são seus, mas do Pai que o enviou.
Só a transformação do homem pode leva-lo a se cristianizar, a se elevar espiritualmente. Tudo depende dele, de sua vontade e de seu reconhecimento de que aquele que segue as palavras do Pai adquire a vida eterna.
Todo o caminho deve ser percorrido através do mistério da fé. Sem fé o homem nada pode, nada é, em nada se transforma a não ser no pó da terra.
O coração do homem necessita ser forjado no fogo sagrado das escrituras, ser puro como o de uma criança, ou seja, ele necessita passar pela transformação alquímica e voltar a ser criança, retirar o que o mundo pois sobre seus ombros, deixar para traz os fardos da obrigação do ter e elevar os sentimentos do ser.
Só quando o homem despertar para o valor de sua vida espiritual e buscar melhorar sua forma de ser e de se aproximar de Deus poderá então entender porque veio ao mundo, para que veio e para onde vai.
Fr.+++Albino Neves
Gran Prior do Brasil
GPTB-CESJB


Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail prior.br@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.