sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Ermida da Virgem Maria teve a primeira Celebração


Dia 31 de dezembro de 2015 representa um importante marco na história do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista é que neste dia, com início às 19 horas aconteceu a primeira Celebração na Ermida da Virgem Maria, erguida toda em pedra, em estilo das obras medievais, em forma de cruz e que fica localizada atrás do Templo da Ordem, em Carangola, Minas Gerais.


Fachada da Ermida da Virgem Maria

Antes da Celebração e das bênçãos do celebrante Francisco Célio da Rocha coube ao Gran Prior Albino Neves sagrar a Ermida de acordo com as regras seculares da Ordem.
A Ermida é dedicada a parte feminina da Ordem, tendo em vista que foi São Bernardo, autor das regras dos Templário quem instituiu o culto mariano na Ordem.
Na Celebração compareceram além de diversos membros do Gran Priorato destacando-se entre eles os Fr. Adaniel Barbosa, Renato Milholo, Eutenciano Chagas, Wanderson Braz, Alessandro Milholo e Ana Cláudia Chagas, além de dezenas de caminhantes da luz, pessoas que participaram da construção da obra como José Maria, Esdra e Valtencir além de pessoas de Carangola e região.
O celebrante e o Gran Prior foram escoltados até o Altar pelo Mestre de Armas Fr. Eutenciano Chagas.
O celebrante Célio destacou que a Ordem não morreu como muitos diziam, permanece viva e, como sempre o fez, realizando importantes trabalhos sociais.
O Salmo do dia foi o 95 o qual foi cantado pelo Gran Prior, sendo a primeira leitura feita pelo Senescal Renato Milholo e a Oração à Virgem Maria realizada pela Sor. Ana Cláudia.
Como o acaso não existe tanto a primeira leitura, quanto o Evangelho do dia, foram textos de João, o discípulo amado de Jesus, da mesma forma que as palavras do Gran Prior, antes do término da Celebração.
“Sem viver o Verbo de Deus não existe salvação” destacaram o celebrante e o Gran Prior enfatizando “sem calçar as sandálias do Cristo e sem seguir seus passos é difícil encontrar o caminho da vida eterna anunciado por Jesus Cristo ”.
O Gran Prior destacou em sua fala: “Hoje para nós Templários representa um dia mui especial, pois assim como acreditamos que Jesus é o Filho de Deus e o Adão da nova raça, acreditamos que Maria, a escolhida por Deus, é a nova Eva e que ambos representam a redenção de cada um de nós e através deles podemos chegar ao Reino de Deus. Este reino está dentro de nós e Jesus em Sua deixou isso bem claro para nós.


Dedicamos esta Ermida à Nossa Senhora!
Jesus nos disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Entendemos que a salvação do homem está em calçar as sandálias do Mestre. Nós Templários somos reconhecidos há nove séculos como Soldados de Cristo.”
Após a celebração os convidados cearam na Chácara Luz da Manhã onde a passagem do ano foi brindada com champanhe, frutas, doces e um especial jantar e onde também foi realizado um ritual de queimada (a exemplo da tradição do período medieval) onde cada um queimou no fogo sagrado as coisas que não desejavam carregar para o ano de 2016.
Falando sobre 2016 o Fr. Celso Alves Ferreira, de Portugal enviou uma mensagem sobre a numerologia do 9 a qual transcrevemos na integra:
“Para a numerologia cada número possui um valor metafísico de grande significado. Na numerologia Pitagórica existem 9 números, 9 forças ou 9 vibrações cósmicas. Cada número é uma vibração cósmica diferente. Cada vibração tem um lado positivo e outro negativo. Todo número tem uma vibração própria, distinta e única, representando os princípios universais, através dos quais todas as coisas evoluem em ciclo contínuo. Fazendo-se a soma dos algarismos vai-se obter um número que representa (de acordo com a Escola Pitagórica, como já mencionei) um único algarismo. Assim 2016 (2+1+3) = 9. O número 9, sendo o último da série dos algarismos, anuncia ao mesmo tempo, um fim e um recomeço, isto é uma transposição para um novo plano. O último dos algarismos do universo manifestado, o nove abre a fase das transmutações. Exprime o fim de um ciclo, o acabamento dum percurso, o fecho do círculo.... Cada um tire as suas conclusões......”

As palavras do Fr. Celso lembram as palavras do Papa Francisco ao anunciar no dia de Natal que “este pode ser o último Natal da raça humana”, justificando sua fala disse ele: “Nós estamos fechados para o Natal. Haverá luzes, haverá festas, árvores brilhantes, e até cenários natalinos, tudo às mil maravilhas. Enquanto o mundo continua em guerra”, disse o Papa.

“Enquanto o mundo passa fome, queima, e se declina para um caos maior, nós devemos perceber que a celebração natalina esse ano, para aqueles que celebram, possa ser a última”.
“A não ser que o caminho para a paz seja reconhecido, nós devemos chorar pelas vítimas inocentes que crescem a cada dia, e pedir perdão para Deus. Assim como Jesus e Deus choram, eu choro também”, acrescentou o Papa Francisco.

Em sua fala o Gran Prior lembrou as palavras do Papa e destacou que elas “se assemelham ao que também é sentido pelos místicos, esotéricos e iniciados, tendo em vista que ‘o homem quem sido o lobo do próprio homem’. Enfatizando: “não queremos com estas palavras aterrorizar quem quer que seja, mas as citamos para lembrar que precisamos querer ser curados, nascer novos homens, usar de forma justa e equilibrada a lei do livre arbítrio tendo em vista que Jesus, o filho de Deus, o Verbo encarnado veio ao mundo para nos mostrar o caminho que devemos seguir para atingir o reino de Deus e Jesus é o caminho, a verdade e a vida. A luz do mundo!" 


Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail  prior.br@gmail.com


                                                Celebração






                             Alguns detalhes da Ermida







                          Chegada e saída dos participantes

Fachada da sede do Gran Priorato Templário do Brasil -
Cavalaria Espiritual São João Batista



                                      

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.