sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O fim dos tempos!



Para reflexão!
Muitas pessoas pelo mundo a fora pressentem que estamos vivendo os sinais do fim dos tempos anunciado nas Escrituras Sagradas. Já os iniciados, místicos e esotéricos não tem dúvidas de que esta é a nossa realidade.
A que horas isso se dará? Jesus afirma que nem Ele o sabe, só o Pai.
É crescente, pelo menos no Brasil, as buscas do homem pela religião, afinal, afirmam muitas delas que basta “crer em Jesus Cristo” que estão salvas. Mas será isso verdade? Terá esse ato ou “toque mágico” tal poder? Dizem muitos “lideres” religiosos que sim.
Realmente crer que Jesus é o Cristo e é filho de Deus salva. Mas daí a afirmar que basta crer nisso que se está salvo significa contradizer tudo que está escrito nas Escrituras Sagradas, contradizer a própria mensagem do Cristo.
É preciso partirmos de um ponto muito claro: “o reino de Deus está dentro de vós”. São palavras do próprio Cristo. Portanto, a salvação não vem de fora para dentro como muito chegam a afirmar, “vendendo” inclusive “lugares” no reino do céu e sim de dentro para fora. O homem não é o que diz ou o que dizem dele, mas aquilo que faz, a forma com que age, o modo como pratica ou não os ensinamentos sagrados.
Não se quer dizer com isso que as religiões são uma perda de tempo. Não ajudam em nada. Isso seria o mesmo que afirmar que água não molha. As religiões são importantes para mostrar ao homem o caminho. Lembrar a ele que Jesus Cristo é “o caminho, a verdade e a vida”. Esclarecer-lhes sobre a verdade contida no Verbo de Deus.
Ao tomar conhecimento da verdade, cabe ao homem escolher o caminho a seguir. Que alimento quer para si. A que senhor quer seguir e assim por diante.
Não basta ao homem sentir-se bem quando se encontra na Casa de Deus e ouve a Sua mensagem se quando vira as costas continua agindo como se nenhum compromisso tivesse com o Senhor.
Escolher o caminho do Senhor, não quer dizer jogar fora tudo o que tem, inclusive suas roupas e sair pelo mundo. Mas, sim, em todas as atitudes, palavras e pensamentos colocar Deus na frente, consciente de que Ele é o Criador de todas as coisas e, em tudo está. Assumir um compromisso com Deus, mudar de vida, nascer novo homem.
Muitos usando o intelecto vivem a imaginar como se proteger no fim dos tempos. Uns constroem “bunker” (abrigos subterrâneos) para se proteger da “catástrofe”, e nós perguntamos a esses: E se tudo que estiver em cima for para baixo, como no tempo de Noé, de que valerá o “bunker”? Certamente vão morrer afogados e serão tragados com ele.
A “salvação” vem de dentro para fora. Tem morada na consciência e na medida em que esta se expande mais o homem se aproxima do seu eu divino, do próprio espírito do homem. Vale lembrar como disse Jesus que “Deus é Espírito” e que só se pode falar com Ele através do Espírito.
Jesus antes de curar o doente perguntava: “Queres ser curado? ” E porque o Mestre fazia tal pergunta? Esta pergunta era feita porque o filho de Deus sabia que não se pode interferir na lei do livre arbítrio. Vide o caso de que Ele sabia que Judas ia traí-Lo e não evitou e muito menos fugiu. Deus ao criar a lei do livre arbítrio deu ao homem o poder para ser o timoneiro da nau de sua vida. Escolher o caminho que quer seguir. E, nem Ele, o Criador interfere na lei que deu aos homens. Ele a fez justa! Portanto, se o homem deseja a salvação ele necessita querer. Nenhum náufrago consegue a salvação se não se apegar à boia, se não se agarrar a embarcação. Neste caso a “boia” é a Palavra e a Palavra é o Verbo e a salvação é o Cristo. Portanto, é preciso que se ouça a Palavra e se pratique o Verbo. É preciso nascer e renascer a cada instante. Escolher a que senhor quer servir.
Queres ser salvo? Se queres, mate o velho homem. E o que é o velho homem? É aquele que deseja o mal do outro, aquele que não vê o seu próximo como extensão de si mesmo, aquele que mente, mata, rouba, engana, calunia, que é egoísta, vaidoso, prepotente, arrogante, caluniador, trapaceiro, que cultua mais o corpo do que a alma etc. Sem matar esse homem, a cada dia, se torna difícil encontrar a salvação. É preciso sacrifício! É preciso despertar para uma vida mais elevada! É preciso querer!
Quando o homem se alimenta com o Verbo de Deus, ele sente que algo novo invadiu o seu ser, que já não é mais o mesmo, que sente “fome” da Palavra, “sede” de beber no manancial da “Água Viva”. Afinal, Jesus disse: “Eu sou o pão da vida” e também “aquele que bebe da água que eu lhe der não sentirá sede jamais”.
Este constante convite do Mestre nazareno para o renascimento do homem nos aponta o caminho a seguir, se desejamos tomar parte no Reino de Deus. Portanto, a escolha é nossa!
Diz-se que Deus não escolhe os preparados, mas prepara os escolhidos. Certamente para prepara-los é necessário que eles se coloquem diante de Deus e como Maria digam: “Senhor, eis-me aqui”. É preciso querer servir a Deus.
Jesus garantiu que aquele que o segue (pratica Seus ensinamentos) tem a vida eterna, não morre jamais. Perguntamos então: Porque optar por uma vida de 60, 70,100 anos se é possível optar pela vida eterna? O que vale mais uma vida de prazeres efêmeros e passageira ou uma vida sem prazo de validade, para sempre? Não queremos dizer com isso que é preciso nos beatizar, pois Jesus também disse: nem todo que diz Senhor, Senhor entrará no reino do céu.
Aquele que deseja encontrar o reino de Deus deve acreditar que esse reino já existe. Acreditar é ter fé. Quem tem fé, se entrega. Se lança ao mar sem ter medo das ondas. Para se lançar ao mar é preciso aprender a nadar e esse aprender se encontra nEle, nÀquele que é “o caminho, a verdade e a vida”, o Verbo encarnado de Deus.
O homem que encontra tempo e assume compromissos para ir para as baladas, para as academias, para as festas profanas, para as mais diversas atrações da matéria e não tem tempo para assumir compromisso com Deus, dificilmente pode encontrar a salvação que tanto almeja. Afinal, já fez a sua escolha!
O que fazer então? No Evangelho de Lucas ele nos fala sobre as palavras do Mestre: “Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. (Praticai o bem)
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. (Seja bom de coração)
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. (Cuidai de sua própria vida, pois prestarás conta dela)
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. (Ajudai e protegei os menos favorecidos, cuidai dos fracos e oprimidos)
E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? (O homem para guiar a outro homem no caminho de Deus deve temer a Deus, nascer e renascer a cada dia, se tornar um exemplo para os demais)
O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. (Aquele que pratica o Verbo se torna digno de conhecer os mistérios do reino do céu – Jesus disse: “digo meus mistérios aos que são dignos de meus mistérios)
E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? (Praticai o bem. Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra)
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. (A escolha feita pela lei do livre arbítrio sempre determinará o fruto a ser colhido)
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. (Quem só enxerga o bem, vive no bem)
E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? (Se desejamos ser ouvidos por Deus precisamos praticar Seus ensinamentos)
Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. (A casa aqui simbolizada, que não é destruída, representa aqueles que herdam a vida eterna)
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa”. (Estes optaram pela vida mundana)
Portanto, todos aqueles que desejam a salvação, que pretendem possuir a vida eterna, que almejam o reino de Deus, que desejam tomar parte da nova raça precisam escolher Jesus como o Senhor que quer servir. Está deve ser a escolha de um Soldado de Cristo, de um Cavaleiro Templário.
A escolha será sempre nossa. Ninguém tem o poder de salvar a outrem. O reino de Deus está dentro de nós! Salve a si mesmo! Sejais fiéis Àquele de quem dizes ser Soldados! Não vos deixe enganar pelas atrações mundanas. No fim "haverá muito choro e ranger de dentes!"
Fr.+++Albino Neves
Gran Prior do Brasil

GPTB-CESJB


Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail  prior.br@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.