quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista se prepara para expansão no Brasil e apoiar Templários da América Latina

Ermida da Virgem Maria




Sede do GPTB-CESJB
O Gran Priorato Templário do Brasil (GPTB) – Cavalaria Espiritual São João Batista (CESJB), vem se preparando desde 2010 para poder abrigar os Cavaleiros Templários de todo o País e também da América Latina.
Depois da construção de sua sede própria em Carangola, Minas Gerais, Brasil, em forma de octógono, acompanhando o estilo da primeira sede Templária (o Templo de Salomão sedido à Ordem em 1.118) a qual esteve presente na Inauguração o Gran Prior Internacional da SMOTH – GPIT Fr. V.M. Iacopo e também Templários da Espanha e Chile, acaba de ficar pronta uma Ermida em homenagem à da Virgem Maria, representando a parte feminina da Ordem, a qual foi construída em forma de cruz acompanhando o estilo da Igreja do Santo Sepulcro consagrada em 1.149 após a conquista de Jerusalém pelos cruzados de quem somos descendentes.
A Igreja do Santo Sepulcro foi construída acima da cripta de Santa Helena, mãe de Constantino que teria afirmado ter encontrado a verdadeira cruz na qual Jesus Cristo teria sido crucificado e mesmo depois da reconquista de Jerusalém por parte de Paladino a Igreja não foi mais destruída desde então.
Ao obedecer aos estilos da primeira sede Templária e da Igreja do Santo Sepulcro o Gran Priorato Templário do Brasil busca manter viva as raízes da Ordem e assim manter-se a um vínculo de quase 9 séculos de história.
Além das construções os Templários do GPTB-CESJB buscam resgatar os primitivos ensinos de seus primeiros Grãos Mestres e do Cristianismo Primitivo muitos dos quais foram desvirtuados através dos séculos para atender interesses outros que não representam os mais profundos ensinamentos do Cristo.
A sede do Templo obedece às medidas esotéricas da antiguidade bem como a Ermida.
Representantes do Paraguay, Brasil, Espanha e Chile
“Não se pode convidar alguém para visitar e/ou se abrigar em nossas casas se ela não existir e se não oferecer o mínimo de abrigo aos visitantes” destacou o Fr. A.N. ao falar sobre a estrutura do Complexo Templário que vem sendo montado pelo GPTB-CESJB.
Além do Templo e da Ermida o GPTB também conta com a Sala de Vela de Armas que faz parte do Complexo Templário que é todo construído em pedras acompanhando os estilos de construção do período medieval.

Confraternização Templária
 Em 2015 ainda sem estar pronta a Ermida o GPTB-CESJB sediou o I Encontro Templário da América Latina realizado no período de 19 a 24 de junho e que contou com participantes do Brasil, Chile, Paraguay e Espanha tendo como objetivo a União Templária independente das Ramas, respeitando suas direções e diretrizes tudo com a aprovação do atual Grão Mestre da Ordem, Dom Fernando de Souza Pinto. Veja as palavras do Grão Mestre ditas ao Gran Prior do Brasil.

Templários à frente da sede do GPTB
“Para que haja união é necessário que todos deixem de lado suas vaidades pessoais, seus egos e se preocupem mais em ser Soldados de Cristo. Um Soldado de Cristo segue o ensinamento de Seu Mestre que tem como princípio básico ‘amar ao próximo como a si mesmo’, aquele que não compreende esse princípio e não o adota como princípio de vida e de condução de seus trabalhos não pode afirmar ser um Soldado de Cristo pois o exemplo é tudo” afirmou o Fr. A.N.
Templários no início do Caminho da Luz

A sede do Gran Priorato encontra-se no meio do caminho da rota de peregrinação do www.caminhodaluz.org.br sendo este outro fator que reporta o GPTB-CESJB aos seus primórdios da Ordem.

Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail prior.br@gmail.com

Encontro Templário



Mensagem do Grão Mestre

Encontro do Gran Prior Albino Neves com o Grão Mestre Dom Fernando de Souza Fontes

Mensagem do Grão Mestre

https://www.youtube.com/watch?v=B6XbPdhzrKE&feature=youtu.be

Sala de Vela de Armas


Interior da Ermida 



Porta da sede do Templo







O homem não é aquilo que diz ou que dizem dele, mas os feitos que realiza. Portanto não julgue o próximo pelo que dizem, antes observe aquilo que ele constrói em favor do seu semelhante.

Fr. A.N.

Servir é a graça de se conectar com Deus

Feliz são aqueles que passam a vida a servir pois cumprem com a missão outorgada por Deus de fazer do mundo um mundo melhor. Felizes daqueles que se dedicam a salvar vidas pois se tornam as mãos abençoadas de Deus sobre a terra. Felizes os que atravessam o túnel do tempo e podem dizer: Vim e venci! Felizes os que reconhecem que toda a Glória deve sempre ser dada a Deus, pois sem Ele o caminho tem mais espinhos e sofrimentos. Felizes os que amam, pois, o amor é o elixir da própria vida. Felizes os que agradecem a Deus pelo dom da vida e pelo amparo. Felizes os que se fazem sementes cujos frutos florescem pela eternidade.
Fr. A.N.

Para meditar!

A maior de todas as frequências é aquela que nos conecta diretamente com o alto. Quando paramos de pensar para atender as vontades do ego, Deus age através de nós. Nesta hora sentimos à Sua presença em nossas vidas de uma forma intensa. Passamos a nos tornar um com o todo!

Fr. A.N.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Soldados do Senhor


Está surgindo no mundo os Cavaleiros do Senhor que se levantam das cinzas das fogueiras que arderam na Idade Média. Tais Cavaleiros tem se dedicado ao resgate do verdadeiro Cristianismo, desvirtuado ao longo da história com a finalidade de manter o povo submisso. Disse Nosso Senhor Jesus Cristo: "Digo meus mistérios aos que são dignos de meus mistérios". Nunca o intelecto do homem poderá interpretar as coisas de Deus. Suas mensagens são como o Apocalipse transcrito por João, devidamente lacrado aos profanos. A hora é esta e o tempo é chegado. Quem tem olhos que veja e quem tem ouvidos que ouça.
Há muito mais mistério entre o céu e a terra que se pode supor.
Fr. A.N.



Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mailprior.br@gmail.com

Mãos que se unem

Feliz aqueles que passam a vida a servir pois cumprem com a missão outorgada por Deus de fazer um mundo melhor. Felizes daqueles que se dedicam a salvar vidas pois se tornam as mãos abençoadas de Deus sobre a terra. Felizes os que atravessam o túnel do tempo e podem dizer: Vim e venci! Felizes os que reconhecem que toda a Glória deve sempre ser dada a Deus, pois sem Ele o caminho tem mais espinhos e sofrimentos. Felizes os que amam pois o amor é o elixir da própria vida. Felizes os que agradecem a Deus pelo dom da vida e pelo amparo. Felizes os que se fazem sementes cujos frutos florescem pela eternidade.
Fr. A.N.


Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail  prior.br@gmail.com

Carta as pessoas queridas

Um dia desses um amigo me contou que encontrou pelas ruas da cidade uma pessoa que lhe é muito querida e como ela estava de costas bateu em seu ombro e a cumprimentou. Para sua surpresa a pessoa deu um leve curvar com a cabeça mas mostrou com sua expressão facial sua indiferença, ou seja, que não queria cumprimenta-lo.
Saiu dali incomodado pensando: Como esta pessoa está mudada, deve estar sofrendo muito; deve estar doente ou com graves problemas em sua casa; deve estar infeliz”.
Aqueles pensamentos o seguiram durante seu retorno para casa e como sempre faz todos os dias, mesmo antes do acontecimento continuou orando por ela.
Disse-me ele que se lembrou de Judas, depois de ter entregue Jesus para os judeus, o quanto deve ter sofrido por ter feito mal a um amigo que sempre quis e lhe o fez bem, com quem comia à mesa, dividia o pão e o amor. Ao lembrar desse fato pedia ainda mais por aquela pessoa.
É sempre bom lembrar que pessoas amarguradas, cheia de rancor, de raiva e de desprezo são pessoas que sofrem muito, pois todos aqueles que cultivam tais sentimentos são pessoas infelizes, pobres de espírito. 
Disse o amigo que pensou consigo mesmo: “ preciso ajudar esta pessoa”, mas logo veio em seus pensamentos as palavras de Jesus “queres ser curado? ” O Mestre sabia que ninguém pode curar a um doente se este não o quiser. O princípio da cura é o querer!
O que fazer então? Continuar orando, pois, a oração feita com fé e amor pode ajudar as pessoas saírem do abismo das trevas e se achegarem para a luz. 
Muitas vezes as pessoas estão enfraquecidas em espírito por falta de orarem constantemente, por serem incrédulas, por serem manipuladas ou dependentes de outras pessoas de baixa vibração, por se manterem afastadas de Deus. Quando oramos por elas a oração pode representar a força que necessitam para salvar a si mesmas, tendo em vista que tais pessoas não deixaram de ser boas, apenas temporariamente estão afastadas do caminho que lhes conduz a Deu.
Orai, pois, pelas pessoas necessitadas, elas precisam de nossas orações.
Fr. A.N.


Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail prior.br@gmail.com

domingo, 10 de janeiro de 2016

A escolha entre os dois mundos

Para reflexão
Quando mergulhamos nas Escrituras Sagradas aprendemos muito sobre a diferença existente entre o Pai que ama o seu filho e o que ama o mundo.
Ao enviar Seu filho à terra Deus o fez através de pessoas simples como Maria e José.
Ao fazer isso nos mostrou que o que pesa na balança da evolução não é o berço em que nascemos, mas o amor que existe dentro daqueles corações.
Deus que a tudo criou enviou Seu filho pobre de bens materiais e rico em bens espirituais e aí nos dá outro grande ensinamento, de que é o espírito que deve ser rico e não a matéria, tendo em vista de que o material apodrece e por aqui fica e o espiritual floresce e alimenta o espírito pela eternidade.
Ensinou-nos que o amor deve sempre prevalecer e que amar aos nossos amigos e parentes é fácil, que devemos amar os que não nos amam, os que nos odeiam.
Mostrou-nos seu filho que diante de tudo é preciso dar graças ao Pai, pois Ele é o provedor da vida. O Criador.
Lembrou-nos que devemos nos alimentar com o alimento que não perece, mas com aquele que dura pela vida inteira.
Apresentou-nos que o alimento que dá a vida eterna é o Verbo de Deus e que se desejamos obtê-la devemos observá-lo, segui-lo, aplicá-lo em nosso cotidiano.
Quando Jesus foi tentado no deserto foi-lhe oferecido todos os bens da terra e Ele escolheu seguir os ensinamentos de Seu Pai, seguir o Caminho da Luz.
Mesmo sabendo da traição de Judas nos mostrou que não se deve interferir na lei da causa e efeito, que devemos deixar que cada um siga seu próprio caminho e escolha seu próprio destino.
Ao ressuscitar Lázaro deixou-nos claro de que nada é impossível para aquele que crê, para aquele que confia plenamente em Deus.
No poço de Jacó mostrou-nos que não faz distinção de pessoas, que todos são iguais aos olhos de Deus e que Ele é a Água Viva e quem dela bebe não sente sede jamais.
Ao virar a mesa dos cambistas na porta do Templo deixou-nos claro que a Casa de Deus não deve ser meio de comércio, mas respeitada como lugar sagrado que o é.
Ao transformar água em vinho Jesus deixou a mensagem de que é preciso transmutar a matéria (água) em vinho (espírito) para que seja possível ser transformado em algo melhor.
Na cruz, diante de toda a dor disse “Senhor seja feita a Tua vontade e não a minha” entendendo que todas as provas que nos são postas são para o nosso próprio crescimento espiritual.
Quando disse “ei vencido o mundo” deixou-nos claro que se queremos almejar a vida eterna devemos vencer o mundo e que para isso precisamos se apegar com Àquele que criou o céu e a terra.
Ao enviar Seus discípulos para a pregação da palavra de Deus pelo mundo disse que não deviam levar duas sandálias ou duas túnicas mostrando-lhes que ao homem basta ter a provisão divina pois todo excesso representa apego e fardo.
Quando afirmou “Eu sou a luz do mundo” garantiu-nos que quem segue a esta luz sai da ilusão  das trevas.
Ao obedecer a vontade do Pai ensinou-nos que assim devemos proceder se desejamos atingir a vida eterna.
“Não se serve a dois senhores” com está colocação Jesus deixa-nos claro que ou se escolhe o caminho que nos conduz ao Pai ou ao dono do mundo.
Ao deixar a mensagem de que devemos amar a Deus sobre todas as coisas mostrou-nos que o Pai é o que existe de mais importante na vida do homem, é o provedor da própria vida e que a Ele devem ser dadas todas as graças e também toda a obediência.
Quando Jesus disse que devemos amar ao próximo como a nós mesmos mostrou-nos que precisamos aprender a amar a nós com todo seu esplendor e que só nos amando abundantemente seremos capazes de amar ao próximo com toda a força e potência.
Os sagrados ensinamentos por Ele ministrados, na verdade não são seus, mas do Pai que o enviou.
Só a transformação do homem pode leva-lo a se cristianizar, a se elevar espiritualmente. Tudo depende dele, de sua vontade e de seu reconhecimento de que aquele que segue as palavras do Pai adquire a vida eterna.
Todo o caminho deve ser percorrido através do mistério da fé. Sem fé o homem nada pode, nada é, em nada se transforma a não ser no pó da terra.
O coração do homem necessita ser forjado no fogo sagrado das escrituras, ser puro como o de uma criança, ou seja, ele necessita passar pela transformação alquímica e voltar a ser criança, retirar o que o mundo pois sobre seus ombros, deixar para traz os fardos da obrigação do ter e elevar os sentimentos do ser.
Só quando o homem despertar para o valor de sua vida espiritual e buscar melhorar sua forma de ser e de se aproximar de Deus poderá então entender porque veio ao mundo, para que veio e para onde vai.
Fr.+++Albino Neves
Gran Prior do Brasil
GPTB-CESJB


Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail prior.br@gmail.com


sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

O fim dos tempos!



Para reflexão!
Muitas pessoas pelo mundo a fora pressentem que estamos vivendo os sinais do fim dos tempos anunciado nas Escrituras Sagradas. Já os iniciados, místicos e esotéricos não tem dúvidas de que esta é a nossa realidade.
A que horas isso se dará? Jesus afirma que nem Ele o sabe, só o Pai.
É crescente, pelo menos no Brasil, as buscas do homem pela religião, afinal, afirmam muitas delas que basta “crer em Jesus Cristo” que estão salvas. Mas será isso verdade? Terá esse ato ou “toque mágico” tal poder? Dizem muitos “lideres” religiosos que sim.
Realmente crer que Jesus é o Cristo e é filho de Deus salva. Mas daí a afirmar que basta crer nisso que se está salvo significa contradizer tudo que está escrito nas Escrituras Sagradas, contradizer a própria mensagem do Cristo.
É preciso partirmos de um ponto muito claro: “o reino de Deus está dentro de vós”. São palavras do próprio Cristo. Portanto, a salvação não vem de fora para dentro como muito chegam a afirmar, “vendendo” inclusive “lugares” no reino do céu e sim de dentro para fora. O homem não é o que diz ou o que dizem dele, mas aquilo que faz, a forma com que age, o modo como pratica ou não os ensinamentos sagrados.
Não se quer dizer com isso que as religiões são uma perda de tempo. Não ajudam em nada. Isso seria o mesmo que afirmar que água não molha. As religiões são importantes para mostrar ao homem o caminho. Lembrar a ele que Jesus Cristo é “o caminho, a verdade e a vida”. Esclarecer-lhes sobre a verdade contida no Verbo de Deus.
Ao tomar conhecimento da verdade, cabe ao homem escolher o caminho a seguir. Que alimento quer para si. A que senhor quer seguir e assim por diante.
Não basta ao homem sentir-se bem quando se encontra na Casa de Deus e ouve a Sua mensagem se quando vira as costas continua agindo como se nenhum compromisso tivesse com o Senhor.
Escolher o caminho do Senhor, não quer dizer jogar fora tudo o que tem, inclusive suas roupas e sair pelo mundo. Mas, sim, em todas as atitudes, palavras e pensamentos colocar Deus na frente, consciente de que Ele é o Criador de todas as coisas e, em tudo está. Assumir um compromisso com Deus, mudar de vida, nascer novo homem.
Muitos usando o intelecto vivem a imaginar como se proteger no fim dos tempos. Uns constroem “bunker” (abrigos subterrâneos) para se proteger da “catástrofe”, e nós perguntamos a esses: E se tudo que estiver em cima for para baixo, como no tempo de Noé, de que valerá o “bunker”? Certamente vão morrer afogados e serão tragados com ele.
A “salvação” vem de dentro para fora. Tem morada na consciência e na medida em que esta se expande mais o homem se aproxima do seu eu divino, do próprio espírito do homem. Vale lembrar como disse Jesus que “Deus é Espírito” e que só se pode falar com Ele através do Espírito.
Jesus antes de curar o doente perguntava: “Queres ser curado? ” E porque o Mestre fazia tal pergunta? Esta pergunta era feita porque o filho de Deus sabia que não se pode interferir na lei do livre arbítrio. Vide o caso de que Ele sabia que Judas ia traí-Lo e não evitou e muito menos fugiu. Deus ao criar a lei do livre arbítrio deu ao homem o poder para ser o timoneiro da nau de sua vida. Escolher o caminho que quer seguir. E, nem Ele, o Criador interfere na lei que deu aos homens. Ele a fez justa! Portanto, se o homem deseja a salvação ele necessita querer. Nenhum náufrago consegue a salvação se não se apegar à boia, se não se agarrar a embarcação. Neste caso a “boia” é a Palavra e a Palavra é o Verbo e a salvação é o Cristo. Portanto, é preciso que se ouça a Palavra e se pratique o Verbo. É preciso nascer e renascer a cada instante. Escolher a que senhor quer servir.
Queres ser salvo? Se queres, mate o velho homem. E o que é o velho homem? É aquele que deseja o mal do outro, aquele que não vê o seu próximo como extensão de si mesmo, aquele que mente, mata, rouba, engana, calunia, que é egoísta, vaidoso, prepotente, arrogante, caluniador, trapaceiro, que cultua mais o corpo do que a alma etc. Sem matar esse homem, a cada dia, se torna difícil encontrar a salvação. É preciso sacrifício! É preciso despertar para uma vida mais elevada! É preciso querer!
Quando o homem se alimenta com o Verbo de Deus, ele sente que algo novo invadiu o seu ser, que já não é mais o mesmo, que sente “fome” da Palavra, “sede” de beber no manancial da “Água Viva”. Afinal, Jesus disse: “Eu sou o pão da vida” e também “aquele que bebe da água que eu lhe der não sentirá sede jamais”.
Este constante convite do Mestre nazareno para o renascimento do homem nos aponta o caminho a seguir, se desejamos tomar parte no Reino de Deus. Portanto, a escolha é nossa!
Diz-se que Deus não escolhe os preparados, mas prepara os escolhidos. Certamente para prepara-los é necessário que eles se coloquem diante de Deus e como Maria digam: “Senhor, eis-me aqui”. É preciso querer servir a Deus.
Jesus garantiu que aquele que o segue (pratica Seus ensinamentos) tem a vida eterna, não morre jamais. Perguntamos então: Porque optar por uma vida de 60, 70,100 anos se é possível optar pela vida eterna? O que vale mais uma vida de prazeres efêmeros e passageira ou uma vida sem prazo de validade, para sempre? Não queremos dizer com isso que é preciso nos beatizar, pois Jesus também disse: nem todo que diz Senhor, Senhor entrará no reino do céu.
Aquele que deseja encontrar o reino de Deus deve acreditar que esse reino já existe. Acreditar é ter fé. Quem tem fé, se entrega. Se lança ao mar sem ter medo das ondas. Para se lançar ao mar é preciso aprender a nadar e esse aprender se encontra nEle, nÀquele que é “o caminho, a verdade e a vida”, o Verbo encarnado de Deus.
O homem que encontra tempo e assume compromissos para ir para as baladas, para as academias, para as festas profanas, para as mais diversas atrações da matéria e não tem tempo para assumir compromisso com Deus, dificilmente pode encontrar a salvação que tanto almeja. Afinal, já fez a sua escolha!
O que fazer então? No Evangelho de Lucas ele nos fala sobre as palavras do Mestre: “Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. (Praticai o bem)
Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. (Seja bom de coração)
Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. (Cuidai de sua própria vida, pois prestarás conta dela)
Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo. (Ajudai e protegei os menos favorecidos, cuidai dos fracos e oprimidos)
E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? (O homem para guiar a outro homem no caminho de Deus deve temer a Deus, nascer e renascer a cada dia, se tornar um exemplo para os demais)
O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. (Aquele que pratica o Verbo se torna digno de conhecer os mistérios do reino do céu – Jesus disse: “digo meus mistérios aos que são dignos de meus mistérios)
E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? (Praticai o bem. Aquele que não tiver pecado que atire a primeira pedra)
Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.
Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. (A escolha feita pela lei do livre arbítrio sempre determinará o fruto a ser colhido)
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. (Quem só enxerga o bem, vive no bem)
E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? (Se desejamos ser ouvidos por Deus precisamos praticar Seus ensinamentos)
Qualquer que vem a mim e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante:
É semelhante ao homem que edificou uma casa, e cavou, e abriu bem fundo, e pôs os alicerces sobre a rocha; e, vindo a enchente, bateu com ímpeto a corrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque estava fundada sobre a rocha. (A casa aqui simbolizada, que não é destruída, representa aqueles que herdam a vida eterna)
Mas o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a corrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa”. (Estes optaram pela vida mundana)
Portanto, todos aqueles que desejam a salvação, que pretendem possuir a vida eterna, que almejam o reino de Deus, que desejam tomar parte da nova raça precisam escolher Jesus como o Senhor que quer servir. Está deve ser a escolha de um Soldado de Cristo, de um Cavaleiro Templário.
A escolha será sempre nossa. Ninguém tem o poder de salvar a outrem. O reino de Deus está dentro de nós! Salve a si mesmo! Sejais fiéis Àquele de quem dizes ser Soldados! Não vos deixe enganar pelas atrações mundanas. No fim "haverá muito choro e ranger de dentes!"
Fr.+++Albino Neves
Gran Prior do Brasil

GPTB-CESJB


Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail  prior.br@gmail.com

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Em 2016 procure fazer bem as suas escolhas!

Trecho do novo livro que em breve será publicado!

A Escolha
A vida é feita de escolhas!
Todas as pessoas tem desde que acordam até quando vão dormir no sono eterno que fazer escolhas. Em determinado momento da vida necessitam fazer escolhas mais significativas: seja na hora de dizer sim no altar; quando vão prestar vestibular; quando recebem uma proposta para mudar de profissão, de escola, de cidade, de país; quando se casam ou separam; quando se veem em uma encruzilhada, em um lugar que não conhecem.
A escolha é a fonte que faz jorrar a água para saciar a sede durante a caminhada ou manter o caminhante sedento.
Escolher é optar, é decidir, é ir em uma direção, que tanto pode levar para o bem como para o mal, tanto para a solução do problema como para um problema ainda maior. Escolher parece ser sempre difícil!
Muitas vezes a escolha não é uma questão de opção, mas de necessidade.
Escolher é algo que merece sempre uma atenção especial, pois uma escolha errada pode conduzir à varias situações e direções, desde a perdição, até falência e a morte. O escolher muitas das vezes é determinante para a  vida.
Para quem faz uma boa escolha, escolher é como encontrar água no deserto, como encontrar flores ao entrar na igreja no momento do casamento, como receber bênçãos nos momentos de aflição. Em contra partida para quem faz uma má escolha, escolher se torna um tormento, uma aflição, uma chaga muitas vezes sem cura.
Quando a escolha entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, entre o amor e o ódio, entre a luz e as trevas precisa ser feita em um momento de conflito é preciso que todo o processo seja visto de forma o mais imparcial possível e na maior lucidez possível, visto que em tais extremos, qualquer vacilo, qualquer escolha feita no calor das discussões ou das ações de forma impensada ou precipitada as consequências podem se tornar devastadoras.
A escolha é o pêndulo que rege a balança da vida e dependendo da escolha, seus pratos pendem para um lado ou para o outro, ou melhor, para o que estiver mais pesado. Vista por este ângulo a escolha sempre define para que lado vai pender a balança.
A escolha é a sentença que define para onde se vai chegar.
A escolha não deve ser feita como se fosse uma “roleta russa” onde os riscos de vida são eminentes, mas, sim, ser feita como quem quer o melhor para si e pensa no melhor para o todo, visto que desta forma a escolha mantém os pratos da balança em equilíbrio, sem variações significativas e incoerentes.
A escolha define uma vida.
A escolha fortalece uma amizade.
A escolha aproxima o homem de Deus.
A escolha desvenda os mistérios, acalenta as almas, une a família, alimenta os sonhos, encanta os namorados, aproxima as pessoas.
A escolha feita de sábia maneira traz como efeito o sol em pleno inverno da vida.
Quando refletida de forma plena a escolha é bênção que derrama sobre a vida o balsamos que alivia as dores.
Saber escolher é plantar flores no jardim da vida, é transforma a noite em dia, é cultivar amor para colher amor.

Fr. A.N.

Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail  prior.br@gmail.com

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Ermida da Virgem Maria teve a primeira Celebração


Dia 31 de dezembro de 2015 representa um importante marco na história do Gran Priorato Templário do Brasil – Cavalaria Espiritual São João Batista é que neste dia, com início às 19 horas aconteceu a primeira Celebração na Ermida da Virgem Maria, erguida toda em pedra, em estilo das obras medievais, em forma de cruz e que fica localizada atrás do Templo da Ordem, em Carangola, Minas Gerais.


Fachada da Ermida da Virgem Maria

Antes da Celebração e das bênçãos do celebrante Francisco Célio da Rocha coube ao Gran Prior Albino Neves sagrar a Ermida de acordo com as regras seculares da Ordem.
A Ermida é dedicada a parte feminina da Ordem, tendo em vista que foi São Bernardo, autor das regras dos Templário quem instituiu o culto mariano na Ordem.
Na Celebração compareceram além de diversos membros do Gran Priorato destacando-se entre eles os Fr. Adaniel Barbosa, Renato Milholo, Eutenciano Chagas, Wanderson Braz, Alessandro Milholo e Ana Cláudia Chagas, além de dezenas de caminhantes da luz, pessoas que participaram da construção da obra como José Maria, Esdra e Valtencir além de pessoas de Carangola e região.
O celebrante e o Gran Prior foram escoltados até o Altar pelo Mestre de Armas Fr. Eutenciano Chagas.
O celebrante Célio destacou que a Ordem não morreu como muitos diziam, permanece viva e, como sempre o fez, realizando importantes trabalhos sociais.
O Salmo do dia foi o 95 o qual foi cantado pelo Gran Prior, sendo a primeira leitura feita pelo Senescal Renato Milholo e a Oração à Virgem Maria realizada pela Sor. Ana Cláudia.
Como o acaso não existe tanto a primeira leitura, quanto o Evangelho do dia, foram textos de João, o discípulo amado de Jesus, da mesma forma que as palavras do Gran Prior, antes do término da Celebração.
“Sem viver o Verbo de Deus não existe salvação” destacaram o celebrante e o Gran Prior enfatizando “sem calçar as sandálias do Cristo e sem seguir seus passos é difícil encontrar o caminho da vida eterna anunciado por Jesus Cristo ”.
O Gran Prior destacou em sua fala: “Hoje para nós Templários representa um dia mui especial, pois assim como acreditamos que Jesus é o Filho de Deus e o Adão da nova raça, acreditamos que Maria, a escolhida por Deus, é a nova Eva e que ambos representam a redenção de cada um de nós e através deles podemos chegar ao Reino de Deus. Este reino está dentro de nós e Jesus em Sua deixou isso bem claro para nós.


Dedicamos esta Ermida à Nossa Senhora!
Jesus nos disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”. Entendemos que a salvação do homem está em calçar as sandálias do Mestre. Nós Templários somos reconhecidos há nove séculos como Soldados de Cristo.”
Após a celebração os convidados cearam na Chácara Luz da Manhã onde a passagem do ano foi brindada com champanhe, frutas, doces e um especial jantar e onde também foi realizado um ritual de queimada (a exemplo da tradição do período medieval) onde cada um queimou no fogo sagrado as coisas que não desejavam carregar para o ano de 2016.
Falando sobre 2016 o Fr. Celso Alves Ferreira, de Portugal enviou uma mensagem sobre a numerologia do 9 a qual transcrevemos na integra:
“Para a numerologia cada número possui um valor metafísico de grande significado. Na numerologia Pitagórica existem 9 números, 9 forças ou 9 vibrações cósmicas. Cada número é uma vibração cósmica diferente. Cada vibração tem um lado positivo e outro negativo. Todo número tem uma vibração própria, distinta e única, representando os princípios universais, através dos quais todas as coisas evoluem em ciclo contínuo. Fazendo-se a soma dos algarismos vai-se obter um número que representa (de acordo com a Escola Pitagórica, como já mencionei) um único algarismo. Assim 2016 (2+1+3) = 9. O número 9, sendo o último da série dos algarismos, anuncia ao mesmo tempo, um fim e um recomeço, isto é uma transposição para um novo plano. O último dos algarismos do universo manifestado, o nove abre a fase das transmutações. Exprime o fim de um ciclo, o acabamento dum percurso, o fecho do círculo.... Cada um tire as suas conclusões......”

As palavras do Fr. Celso lembram as palavras do Papa Francisco ao anunciar no dia de Natal que “este pode ser o último Natal da raça humana”, justificando sua fala disse ele: “Nós estamos fechados para o Natal. Haverá luzes, haverá festas, árvores brilhantes, e até cenários natalinos, tudo às mil maravilhas. Enquanto o mundo continua em guerra”, disse o Papa.

“Enquanto o mundo passa fome, queima, e se declina para um caos maior, nós devemos perceber que a celebração natalina esse ano, para aqueles que celebram, possa ser a última”.
“A não ser que o caminho para a paz seja reconhecido, nós devemos chorar pelas vítimas inocentes que crescem a cada dia, e pedir perdão para Deus. Assim como Jesus e Deus choram, eu choro também”, acrescentou o Papa Francisco.

Em sua fala o Gran Prior lembrou as palavras do Papa e destacou que elas “se assemelham ao que também é sentido pelos místicos, esotéricos e iniciados, tendo em vista que ‘o homem quem sido o lobo do próprio homem’. Enfatizando: “não queremos com estas palavras aterrorizar quem quer que seja, mas as citamos para lembrar que precisamos querer ser curados, nascer novos homens, usar de forma justa e equilibrada a lei do livre arbítrio tendo em vista que Jesus, o filho de Deus, o Verbo encarnado veio ao mundo para nos mostrar o caminho que devemos seguir para atingir o reino de Deus e Jesus é o caminho, a verdade e a vida. A luz do mundo!" 


Maiores informações sobre a Ordem e o Gran Priorato Templário do Brasil podem ser obtidos através do e-mail  prior.br@gmail.com


                                                Celebração






                             Alguns detalhes da Ermida







                          Chegada e saída dos participantes

Fachada da sede do Gran Priorato Templário do Brasil -
Cavalaria Espiritual São João Batista